A HIPOCRISIA QUE FERE A FÉ.

O cristão hipócrita é aquele que ostenta uma fachada de devoção e fé, mas cujas atitudes contradizem os princípios que afirma seguir. Ele julga os outros com severidade, apontando falhas e pecados alheios, enquanto ignora os próprios defeitos.

Convencido de sua própria superioridade moral, acredita estar em um caminho exclusivo de salvação, quase como se tivesse uma conexão direta e irrepreensível com Deus.

Esse cristão presume tanto sobre sua santidade que se sente digno de agir em nome de Deus, como se tivesse uma "procuração divina" para julgar e até realizar milagres. No entanto, sua falta de humildade, empatia e compaixão revela a profunda distância entre sua pretensão de fé e o verdadeiro espírito do cristianismo, que prega o amor ao próximo e o autoexame contínuo.

Cristãos que adotam uma postura de convencimento rígido e hipócrita podem afastar as pessoas em vez de atraí-las para a mensagem de compaixão e redenção que Jesus pregava. Quando o evangelizador impõe suas crenças sem empatia ou respeito pelas experiências e convicções alheias, o resultado é a construção de muros que separam, gerando antipatia em vez de acolhimento.

O verdadeiro evangelismo, no entanto, deve estar fundamentado no exemplo de vida, nas ações diárias e em um testemunho autêntico e humilde, que reflita os ensinamentos de Cristo com amor. Quando as palavras são descoladas das práticas, a mensagem perde credibilidade.

Como disse São Francisco de Assis: "Pregue o evangelho em todo tempo. Se necessário, use palavras." Ou seja, o poder da evangelização reside muito mais no comportamento sincero e acolhedor do que na tentativa de impor crenças de forma forçada.

A verdadeira fé não precisa gritar para ser ouvida. Ela ecoa silenciosamente nas ações, na maneira de tratar os outros, na humildade de reconhecer os próprios erros. O cristão autêntico não julga; ele estende a mão. Não impõe; ele convida. E é nesse convite sutil, fundamentado em atitudes reais de amor e acolhimento, que a mensagem de Cristo verdadeiramente transforma vidas.

Manoel Lobo.

Manoel Rocha Lobo
Enviado por Manoel Rocha Lobo em 14/09/2024
Código do texto: T8151771
Classificação de conteúdo: seguro