Hoje o Papa Francisco cumpriu agenda em Dili, capital do Timor Leste, pequeno país de 15.000 quilometros quadrados na Oceania, antiga colônia portuguesa (o português é um dos idiomas oficiais). A missa celebrada parece ter batido um recorde histórico: compareceram 600.000 pessoas, o que equivale à metade da população do país! Detalhe magnífico também foi assistir o Primeiro Ministro Xanana Gusmão regendo o povo no cântico, e com entusiasmo!
Francisco elogiou o Timor Leste dizendo ser um país bonito por ter muitas crianças! Alusão sutil à cultura da morte que sacrifica milhões de bebês por ano em abortos, além do fato lamentável de que muitos casais hoje em dia se unem já querendo não ter filhos.
Estas visitas apostólicas de Francisco são excepcionalmente importantes como parte da luta da espiritualidade contra o materialismo. E notem: o papa, além da idade avançada, tem serio problema de articulação no joelho que provoca dores, por isso ele se locomove em cadeira de rodas. E apesar do sacrifício físico ele leva o seu amor e a mensagem de Cristo pelo mundo afora.
Parabéns à TV Canção Nova pela cobertura.
Imagens Vatican News.