Catolicismo e reencarnação
Já constatei que muitos católicos admitem que acreditam na reencarnação. Entretanto, os católicos devem entender que o reencarnacionismo - com todo o respeito por nossos irmãos kardecistas e seguidores de outras crenças reencarnacionistas - é incompatível com a fé católica.
A Igreja Católica, como de resto a maioria das religiões ditas cristãs, ensina como doutrina de fé que Jesus Cristo é o Verbo Eterno de Deus, que encarnou na Terra para oferecer a Redenção - por seu sacrifício na Cruz e sua Ressurreição - a toda a humanidade.
Tanto isso é verdade que, conforme se lê no Credo dos Apóstolos, que após a morte na cruz o Cristo foi à "mansão dos mortos" para abrir o Céu para os justos que aguardavam.
Pela Ressurreição, Jesus venceu a morte e o pecado. Agora, basta a pessoa aceitar esta redenção e viver de acordo, morrendo em estado de graça. O Cristo veio nos tirar da miséria do pecado e salvar as nossas almas.
Ora bem: se não é Jesus quem nos salva, se nós mesmos é que nos salvamos reencarnando centenas ou milhares de vezes, então para que o Verbo se encarnou? Somente para nos dar belas lições como as das parábolas? Então para que a Ressurreição?
Não estou falando nada demais: cada religião tem a sua identidade. Também os nossos irmãos kardecistas afirmam sua doutrina, inclusive negando que Jesus seja Deus (mas somente um espírito superior) e que tenha ressuscitado. Assim nós católicos, por crer na Redenção por intermédio de Jesus Cristo, não aceitamos a doutrina da reencarnação.
Rio de Janeiro, 9 de agosto de 2024.
imagem cleofas