CHICO XAVIER NÃO SERÁ MENTOR DE EMMANUEL
A pergunta de muitos espíritas é a seguinte: é verdade que, quando o médium desencarna, o seu mentor espiritual reencarna e fará o mesmo papel que o seu mentor fez durante sua encarnação? Ou seja, há uma inversão de papéis? Não faz muito tempo, inventaram essa doutrina da dobradinha entre médiuns e mentores, a qual não faz parte da realidade dos conhecimentos espíritas. É pura lenda dizer que o espírito de Emmanuel vai reencarnar e que o espírito de Chico Xavier vai se tornar o seu mentor. Os médiuns ainda não podem prever quais serão as particularidades da reencarnação de qualquer espírito que se encontre desencarnado. Sabe-se até que muitos espíritos não conseguem cumprir totalmente as linhas gerais do planejamento prévio da reencarnação, assim como muitos desistem de viver conforme planejaram no plano espiritual. Dobradinha existe no futebol entre o ponta esquerda e o ponta direita, mas dobradinha entre médiuns e mentores espirituais não faz parte da doutrina dos espíritos. Estão inventando a lenda de dobradinha entre o médium e o seu mentor, cuja lenda não passa de uma grande vaidade à qual mesmo espíritos superiores podem ser tentados a cair. Assim como existem pessoas que se dizem médiuns e proclamam que seus mentores espirituais foram pessoas famosas em outras vidas, também há aquelas que se dizem a reencarnação de grandes espíritos. Observe-se que nenhuma dessas pessoas proclama que é a reencarnação de pessoas que foram declaradamente más e criminosas em vidas passadas e nem diz que seus mentores foram espíritos odiosos em outras vidas. Assim sendo, é pura vaidade a doutrina de que Emmanuel vai reencarnar em tal data, vai ser um grande médium e que Chico Xavier, uma vez desencarnado, será o seu mentor espiritual. Aliás, já existem pessoas se dizendo reencarnação do espírito de Emmanuel. Do mesmo modo, é lenda inventada a notícia de que o espírito de Joana de Angelis vai reencarnar e um tal médium será o seu mentor espiritual. Na verdade, já se sabe que Emmanuel e Joana de Angelis não vão reencarnar tão cedo porque assumiram novas funções nas instituições espirituais que acompanham e fomentam o desenvolvimento espiritual da humanidade. O espírita deve se esquivar da tentação de idolatrar médiuns. O melhor que faz é procurar desenvolver a consciência da vida eterna. Uma grande demonstração de caridade do espírita está em não idolatrar os médiuns, ajudando-os assim a não caírem na tentação da vaidade. Os espíritos zombeteiros criam essas doutrinas falsas e induzem os espíritas ao erro e à vaidade.
Leia mais aqui: https://clubedeautores.com.br/livro/a-3-visao