MENSAGEM: COVID, ÁGUAS e DEUS

COVID, ÁGUAS E DEUS

O planeta Terra tem muita, mas muita água. A quantidade é tanta que é até complicado dizer esse número que, segundo estimativas, chega a cerca de 1.260.000.000.000.000.000.000 de litros de água! Mas, com tudo isso, apenas 2% de toda essa água é potável.

Numa rápida estimativa, o Globo terrestre é composto por 70% água e 30% superfície sólida.

O interessante é que todo esse manto aquoso envolve cada país em seu respectivo local. Comparativamente, a água seria o céu azul e os continentes poucas nuvens após a chuva.

Pasmem: se acontecesse um cataclismo cósmico, placas tectônicas provocassem um terremoto inimaginável ou um cometa de proporções cinematográficas atingisse o planeta, a grande causadora de uma destruição em massa na Terra seria a água, submergindo boa parte dos países e devastando, como num dilúvio, todo o ser que respira.

Tudo giraria em torno do que está à nossa volta: águas e mais águas.

O que isso tem a ver com COVID e DEUS?

Para angústia de todos a malgrada doença afligiu e aflige boa parte da terra, inclusive nossa nação brasileira. (Por favor, evite comentários de cunho ideológico ou político no post. Esse não é o melhor momento).

É fato que muitas pessoas têm perdido suas vidas e outras tantas estão assustadas com a magnitude do problema ocasionado pelo coronavírus.

Entretanto, o covid e as águas de todo o planeta me lembram duas verdades:

1 - Não podem ser controladas pelo homem

2 - Existe Alguém maior que pode controlar

Deus, em sua onipotência bondosa e criativa, ao dar existência a terra, a fez tirando-a das águas (2Pe 3;5). No período caótico do globo terrestre, a terra era "sem forma e vazia, havia trevas sobre a face do abismo", todavia "O Espírito de Deus pairava por sobre as águas" (Gn 1;2).

Quando Ele separou águas de águas, criou também a parte seca, que chamou Terra, e isolou em cada canto do planeta o que denominou como Mares. E viu Deus que era bom (Gn 1;6-10).

No Éden não havia chuva, mas Deus gerava um vapor por baixo da terra e regava o jardim. E esse vapor nada mais era que água (Gn 2;6).

Sabemos que o dilúvio noético foi reação da ira divina sobre a humanidade, contudo a causa da enchente universal nunca é atribuídas aos fenômenos meteorológicos. A bíblia encerra essa questão com as frases "eis que EU trago um dilúvio..." "(EU) farei chover sobre a terra..." (Gn 6;17 e 7;4).

O mesmo Senhor, que enviou o dilúvio, "fez passar um vento sobre a terra, e aquietaram-se as águas" (Gn 8;1) e toda aquela água foi secando até tudo voltar ao normal.

Se você acompanhou esse raciocínio até aqui, sabe onde quero chegar. Mas vale citar mais um texto.

Quando Deus se revela a Jó, Ele inicia uma série de perguntas irrespondíveis para o patriarca. Entre elas, destaco a seguinte:

Jó 38

8 Ou quem encerrou o mar com portas, quando trasbordou e saiu da madre,

10 Quando passei sobre ele o meu decreto, e lhe pus portas e ferrolhos,

11 E disse: Até aqui virás, e não mais adiante, e aqui se quebrarão as tuas ondas empoladas?

Com isso Deus diz a Jó:

"Eu tenho o controle sobre o mar. Eles possuem um limite e jamais passarão do marco estabelecido por mim. Irão somente até onde determinei que fossem, e retornarão ao seu lugar".

Caro irmão(ã), talvez você esteja com medo do efeito terrível que a pandemia tem gerado, quem sabe sofreu com essa doença ou algum parente ou familiar foi acometido por esse mal. Enquanto escrevo isso meu coração se esfacela por causa de um ente muito querido meu se encontrar entubado.

Então sim, sei do que estou falando.

Contudo, mesmo que todos nos encontremos envoltos por esse mar de doença, EXISTE UM DEUS QUE AINDA ESTÁ NO CONTROLE!

A última palavra não será da pandemia.

A última palavra não será dos governantes.

A última palavra não será dos médicos.

Assim como a primeira palavra "HAJA", a última palavra também virá unicamente do SENHOR!

O covid-19 nos assusta, mas não intimida Deus. Pode nos paralisar de medo, porém não paralisa o Deus que "trabalha até agora" (Jo 5;17) em "favor daquele que NELE espera" (Is 64;4). Não existe lockdown no céu.

A doença pode até nos pôr no leito, todavia a promessa de Deus em nossa vida é maior que a própria existência humana, maior que a doença, maior que a morte, maior que o inferno... maior "... do que as grandes ondas do mar" (Sl 93;4).

Sei que você, assim como eu, teme por qualquer coisa que aconteça em sua volta. As notícias são pavorosas e a ansiedade de um futuro incerto sacode sua alma dentro do peito. Ainda assim, reafirmo:

"DEUS É MAIOR QUE ESSE VÍRUS! ELE NÃO PERDEU O CONTROLE!"

Lembra da vasta quantidade de água que existe em todo o planeta Terra? Agora sabendo disso, pense em quantas gotas sua mão consegue carregar. Uma fração mínima.

Mas a bíblia diz:

Isaías 40:12

"Quem mediu com o seu punho (todas) as águas...?"

Na mão de Deus cabem todas as águas do planeta. Na palma da mão divina 1.260.000.000.000.000.000.000 não enchem seu punho.

Sabe o que mais me impressiona?

É que nessa mesma mão está gravado o nome de todo aquele que nele confia (Is 49;16).

Essa mesma mão está sobre todos aqueles que se humilham perante Ele (1Pe 5;6).

Essa mesma mão segura firmemente a nossa, mesmo quando nós não temos força para segurar a dEle, o Senhor nos diz:

Isaías 41

10 Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus: eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.

13 Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita, e te digo: Não temas, que eu te ajudo.

Essa mesma mão hoje "não está encolhida para que não possa salvar" (Is 59;1).

Cristo estende as mãos para você e promete que jamais irá solta-la durante todo esse período calamitoso de pandemia.

Talvez você está como Pedro em Mateus 14. Uma grande tempestade te açoita. Os que estão ao seu redor estão temendo. As ondas te são contrárias. Tudo está dando errado.

E quando não, algo piora tudo: um fantasma está andando sobre o mar.

Aqui vai um adendo...

Naquela época, a Palestina estava dominada por Roma (e também por sua cultura) e os romanos eram muito supersticiosos. Diziam que se os marinheiros estivessem enfrentando ventos fortes e um vulto aparecesse em alto mar, era sinal de que a morte viera ceifá-los.

Na mitologia grega, existia o deus Poseidon que reinava sobre as águas. Se um vulto aparecesse em meio às ondas, era o próprio deus que viria recolhe-los.

Mas uma voz, mansa, e ao mesmo tempo forte como voz de muitas águas ecoa no meio da tempestade dizendo:

"TENDE BOM ÂNIMO! SOU EU! NÃO TEMAIS!"

Mt 14;27

JESUS CRISTO É MAIOR QUE POSEIDON!

JESUS CRISTO É MAIOR QUE A SUPERSTIÇÃO!

JESUS CRISTO NÃO É LENDA, NEM FANTASMA: ELE É REAL!

Pedro até acreditou, mas pela metade. E quis uma prova maior que a palavra de Cristo:

"Se és tu mesmo, me manda ir ter contigo sobre as águas"

Pedro milagrosamente começa a caminhar sobre as águas. Quem sabe você começou esse ano assim: confiante, determinado. Pisando firme, dizendo que em 2021 tudo seria novo. Porém, as ondas, o frio, a pandemia te perturbou de tal maneira que, assim como Pedro, você foi devorado pelo medo, desviou os olhos de Jesus e agora está afogando.

Todavia... lembra que a última palavra pertence a Deus?

Lembra que Deus é maior que as ondas do mar?

Lembra que Ele ainda está no controle?

Por isso Jesus andou POR CIMA das águas. Para mostrar DOMÍNIO sobre tudo e todos, pois todas as coisas estão debaixo dos seus pés (Sl 110;1,2).

Pedro clama uma oração curta, porém sincera.

O que Jesus faz?

Ele ESTENDE A MÃO PARA PEDRO E O ERGUE DO MEIO DAS ONDAS.

Deus encarnou em Jesus Cristo, por isso cremos que "No princípio era o Verbo. O VERBO estava com Deus. E o Verbo (Jesus) era Deus"

Jo 1;1.

Quem sabe suas forças para acreditar estão minguando. Não consegue nem fazer uma oração que dure mais de um minuto.

Deus tem uma palavra pro teu coração:

"TENDE BOM ÂNIMO ! SOU EU! NÃO TEMAIS! OUÇA MINHA VOZ! NÃO TIRE SEU OLHAR DE MIM! FOQUE TUA ATENÇÃO PARA O QUE EU TE DIGO! A MINHA PALAVRA ATRAVESSA OS VENTOS MAIS FORTES EM MEIO AO CAOS E TE ALCANÇA NESSA HORA! AINDA ESTOU NO CONTROLE! EU SOU MAIOR QUE ESSA DOENÇA!"

Jesus está por andando por cima dessa doença e quer te estender a mão para te levantar!

Ele não te abandonará! A "boa mão de Deus", que detém todo o poder, que segura todas as águas da terra, que impôs limites as grandes ondas, que é mais poderosa que o covid, essa mesma "boa mão" está sobre ti (Ed 7;9 Ne 2;8).

Hoje coloque nas mãos de Deus toda sua ansiedade, toda sua preocupação, e principalmente, TODA SUA VIDA. Deus te requer por inteiro nas mãos dEle. Seja como barro e confie que o Oleiro fará algo novo em você e por você.

Chegará o dia em que todos os que foram fiéis a Cristo tocarão nas mãos furadas do seu Mestre, receberão das mãos santas uma coroa de glória e as mesmas mãos se estenderão para eles como num abraço eterno e, por fim, experimentarão para sempre desta verdade:

Apocalipse 21:1 E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar (covid) já não existe. 4 E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

Deus abençoe a todos!

Leandro Severo.

Leandro Severo da Silva
Enviado por Leandro Severo da Silva em 04/04/2021
Reeditado em 04/04/2021
Código do texto: T7223417
Classificação de conteúdo: seguro