CEIA DO SENHOR

Comer a Páscoa (sacrifício) para o Judeu é a saída da escravidão no Egito. - Êxodo 12: 16 à 21

Lucas 22: 7 à 20 – Romanos 6: 16 à 23 – I Coríntios 3: 2; 11: 26 - Hebreus 5: 12 à 14

Para nós, é comer (sentido figurado) Jesus, que é o sacrifício vivo ao Pai pela nossa saída da escravidão (reino das trevas) para a liberdade (reino de luz); pois para isso fomos chamados.

Para que a memória de Jesus como sacrifício vivo seja real, notória à pessoa e aos outros; eu não acredito que seja tomar suco de uva e comer um pedaço de pão (para os evangélicos) ou tomar a hóstia (para o catolicismo) – sim, isso deve ser feito como liturgia para aqueles que não sabem, esqueceram ou não entenderam, com uma boa explicação, ensinamento, orientação do ato praticado por Jesus na cruz. Porém, para aqueles que tem em seu coração e memória o verdadeiro significado do ato em si, já não são mais crianças, são adultos e necessitam de alimento sólido, não se faz necessário a liturgia... mas sim, que suas atitudes espelhem Cristo, trazendo aos outros a lembrança daquele ato feito por Ele por amor a elas.

--- Comer o pão = “carne” = atitudes carnais que revelam o Senhor agindo com o próximo; como: compaixão, misericórdia, auxílio material, atitudes benignas, amor...

--- Beber o vinho = “sangue” = atitudes do espírito com o próximo;

Como: libertar, curar, evangelizar, orar, interceder, perdoar, dar esperança que vire fé ativa...

“O Senhor veio trazer comida a quem só tinha esperança,

E esperança a quem só tinha comida”.

Quando Jesus diz para tomar e comer que aquilo é o corpo dEle, perceba que Ele acrescenta:

“...que é dado por vós, fazei isso em memória de mim.”

Acredito que Ele quis dizer para vencer a sua carne, vontade em favor do próximo incondicionalmente. - Mateus 5: 38 à 48

Quando Ele diz para tomar o vinho que é o seu sangue, o cálice da nova aliança derramado por nós, veja que Ele não acrescenta a frase acima em aspas...o fato foi depois da ceia.

Acredito que Ele quis dizer que:

A primeira aliança, foi o fôlego de vida no Homem;

A segunda, o Arco Íris no céu;

A terceira, a circuncisão para distinguir seu povo;

A quarta, as Tábuas da Lei para organização social desse povo;

A quinta, o sangue de Jesus, o sacrifício do cordeiro de Deus que abriu a porta do santo do santo para todos que querem ser inseridos no povo de Deus pela circuncisão do coração,

através dEle...

Andar como justo (em Jesus), justificado por Ele, fazendo o que Ele fazia e mais; fazer o bem sem olhar a quem... - Lucas 6: 27 à 49

----Porém para outros, mesmo inconscientes, a ceia do Senhor é importante, pois quando o ato de Jesus não vier mais à mente; quando a memória dEle é só no que Ele pode lhe favorecer para sua vida ser mais satisfatória à sua pessoa; então, faz-se necessário o ritual, a liturgia, com maior informação, ensinamento claro e eficaz daquele ato.

Lembrar do sacrifício de Jesus (através da Bíblia) que como homem venceu seus temores, aflições, humilhações, dores, traição, etc.... mas também, cientificamente, onde que para se suar sangue precisa estar em um estado tal de aflição que os capilares dilatam-se ao ponto do sangue passar por eles; o chicote era de 3 cordas com bolas de ferro, ou dentes de animais, ou ambos. Os espinhos da coroa tinham em média 3 a 5 centímetros; no sinédrio ficou em um buraco de um metro quadrado “dependurado” (segundo alguns historiadores); o peso da trave que Jesus carregou, foi esbofeteado, cuspido, caluniado, levado a força até Pilatos por entre uma multidão encolerizada, depois vai até Herodes do outro lado e depois volta à Pilatos. A trave era tão pesada que Ele caiu três vezes e precisou de um outro para ajudá-lo; na cruz os cravos tinham uns 15 centímetros de comprimento por 2 centímetros de diâmetro, a posição na cruz faz com que o peso do corpo sufoque, os pulmões se contraem e falta o ar, morrendo sufocado, por isso o apoiar dos pés ajudava a respirar; para o coração verter sangue e água é porque a pressão arterial chegou a um número tão elevado que o coração estourou (infarto fulminante), e ainda tem a esponja na vara com hissopo, dizem que era usada pelos romanos para limpeza íntima pessoal... Tudo isso e mais; um clínico ilustraria melhor, Ele passou quieto, inocente sofreu as barbáries reservadas aos maiores culpados de alguma falta social.

Acredito que é pelas suas ações diárias por mais banais que pareçam, que o Senhor é lembrado pelos outros e sua memória é enaltecida para glória e louvor Pai pelo Espírito Santo te orientando, ensinando e guiando. - Salmo 32:8

Todos os dias fazemos a ceia do Senhor quando anunciamos a morte de Jesus por nós, para nos libertar (nosso êxodo) sua ressurreição e sua volta para julgar a todos , reunindo para si os seus e dando à satanás os dele...

Jesus como homem venceu o mundo (ordem social) e a si mesmo e é isso que Ele quer das pessoas. NÃO precisa de sacrifícios, Ele é o sacrifício vivo...

“Mas que sacrifiquemos nossa carne pelo espírito”... - Lucas 11: 33 à 36

---- A Bíblia como livro, só pode ser lida num momento, por uma pessoa, já a sua vida sendo uma Bíblia várias pessoas leem num mesmo momento. (pense nisso)

PEREZ SEREZEIRO

jrpmserezeiro@gmail.com Londrina-Pr

Perez Serezeiro
Enviado por Perez Serezeiro em 02/01/2021
Código do texto: T7150424
Classificação de conteúdo: seguro