A IGREJA DE SARDES (RELATIVO A EBD)

Sardes (Sárdes) era uma cidade da antiga Anatólia, terra dos Heteus (filhos de Hete, hititas, terra de Urias de Bate-Seba), era a capital do reino da Lídia na Ásia romana; hoje atual Turquia. Uma terra que preserva muito da cultura greco-romana em suas ruínas, é possível se ver alí muitas construções imponentes e luxuosas. O templo de Ártemis é uma dessas construções.

Sardes, como sendo a capital do reino da Lídia, era muito próspera e rica. Segundo algumas fontes, ela tem grande relevância na história pela sua forma de organização do comércio desde a antiguidade impressiona. As moedas, por exemplo, foram criadas por lá por volta do século VII a. C. Era uma terra próspera.

Sárdes foi destruída por um terremoto em 17 d. C., mas foi reconstruída sem muita dificuldade; o povo tinha muito dinheiro. Era uma região onde predominava uma parte da população judaica, e é vista, ainda hoje, ruínas de uma grande sinagoga num local daquela cidade.

O apóstolo João estava na ilha de Pátmos, uma ilha do mar Egeu, Grécia - Europa, quando recebe a mensagem que enviaria as sete igrejas da Ásia. A igreja localizada na cidade de Sardes foi uma delas. Isto foi o que o Senhor falou àquela igreja:

"Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto.

Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus.

Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti.

Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas.

O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas."

Apocalipse 3:1-6

Irmãos e irmãs, estamos diante de uma igreja que habita numa região muito próspera e que provavelmente os crentes eram daqueles bem sucedidos, mas o que interessa para nós aqui mesmo saber aqui é que aquela igreja precisava ser REAVIVADA! Tinha nome de Igreja vital mas estava morta.

A igreja de sardes era, provavelmente, muito bombardeada pelo sistema da época. Eu entendo que quando Jesus fala que "tens nome de que vives, mas estais morto", ele fala de um povo que só tem títulos e famas passadas combase na piedade que um dia viveram; mas, que, no presente da mensagem, estavam mortos espiritualmente.

O Senhor não estava achando íntegras as obras daquele povo, a igreja estava seguindo os padrões do mundo. Irmãos e irmãs, quando Jesus não acha as nossas obras justas é por que elas não condizem com o caráter de Deus. 1João 2. 6 diz: "aquele que diz estar nele deve andar como ele andou". Quando dizemos que estamos nele e não andamos como ele andou, estamos mortos. Se dizermos que conhecemos a Deus e praticamos outras coisas que não condizem com o caráter do Eterno, nós estamos envolvidos também no mesmo problema de Sardes.

"Ter nome de que vive mas está morto" também é quando ensinamos mas não vivemos. As pessoas podem olhar para nós, podem nos louvar, podem enaltecer a Deus por nossas vidas; mas se não tivermos praticando o ensino somos apenas "mortos vivos". "Palavras são vazias", vão sempre me ouvir dizer isto.

Nós precisamos nestes últimos dias buscarmos o avivamento genuíno, porque, quando assim agimos, cada dia redescobrimos princípios importantes que nos asseguram a vida. Às vezes achamos que estamos avivados, mas na verdade estamos com a lingua seca, vivendo apenas uma liturgia agitada.

Avivamente é obra do Espírito Santo! Temos, em Sardes, um povo que tem o Espírito Santo, mas que não "se acha" como igreja. Sabia que as vezes estamos perdidos em nós mesmos achando que estamos fazendo a coisa certa? Pois é! As vezes não nos tocamos, e é preciso Jesus dizer:

"Lembra-te,

pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti."

Há pessoas que recebem muito de Deus, ouvem muito também, porém não guardam nem se arrependem. Guardar aqui quer dizer "preservar consigo", é a atitude do crente de querer ser compromissado com Deus. É quando o crente estiver diante das ofertas do sistema preferir ficar com os princípios, mesmo sendo-lhe "prejuízo" aqui na terra. Este "guardar" é refletido também no ensinar a verdade do evangelho, é quando a doutrina preserva na íntegra os valores cristãos. Uma igreja que ensina é viva, os crentes sabem agir corretamente. O Senhor exige arrependimento daquela igreja também. Se arrepender é mais do que chorar, é o ato de sentir profundamente que errou. É não ter razão. É viver o sentimento desta frase: "calado eu ainda estou errado". Eu sempre digo que seríamos muito próperos se vivêssemos por esta frase.

Jesus exige vigilância de sua igreja, isto aponta logo para um povo que precisa se policiar. Sabe aquelas coisas que praticamos paralelas ao mundo, por exemplo trabalho, estudos, exercícios de cidadania como um todo? Tudo isto, se não vigiarmos, pode nos levar a esquecer os bons princípios de Cristo.

Então, devemos tomar cuidado para não sermos vencidos por nós mesmos! Porque é importante saber que Deus está no centro de tudo em nossas vidas. Se você analizar as questões de REAVIVAMENTO vai perceber que o grande problema foi ter tirado Deus do centro. Há pessoas que se queixam. Dizem: "não me sinto bem com Deus, mas não estou em pecado (estranho, mas hexistem)", "queria sentir mais de Deus na minha vida", e tais. Mas será que essas pessoas tem colocado Deus no centro de tudo em suas vidas? As vezes Deus está em segundo plano. O crente acha que "já tem nome", aí vive mais "o que sente". Deus quer que as nossas obras sejam com base em sua palavra, não nos nossos juízos de valores, ou o que achamos estar correto. A igreja de Sardes é convidada a lembrar do que recebeu e ouviu para guardar, é sinal de que estavam vivendo mais o que sentiame achavam. Sabe aquelas pessoas crentes que usam esta expressão: "sim, mas eu vivo como me sinto bem"; provavelmente precisam reatar o elo com Deus. A igreja não vive como se sente melhor, ela vive pela graça de Deus.

Na carta a igreja em Sardes aprendemos ainda que Jesus visita à sua igreja para executar juízo, ele disse que poderia vir como um "ladrão". Deus não tem parcialidade com o perverso, ou se converte e serve a Deus com verdade, ou fica dentro da igreja vazio sem a presença do Espírito Santo. Deus habita em templos santificados e vivos.

Aprendemos também com a igreja em Sardes que Deus é um Deus justo. Ele diz: "tens umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestes... estas andarão comigo..." Deus está atento a uma minoria que teme o seu nome. Ele preservou a Ló; este justo sofria por causa de todos os pecados daquela cidade. Preservou sete mil que não se prostrou a Baal e Aserá nos dias de Acabe e Jezabel ( ). Preservou Daniel, Misael, Hananias e Azarias. Preservou Ezequiel, que foi até profeta entre os cativos. Deus preserva uma minoria, mesmo reprovando e execultando Juízo na maioria.

"O vencedor será vestido de vestes brancas..." Deus é fiel para cumprir o que promete, mas a vitória é para quem vencer. E sabe qual é o maior segrado para vencer esta guerra?................. Ficar vivo! Interessante, não? Só precisamos permanecermos vivos, porque a vida de Cristo em nós é o que nos garente a Vitória sobre o pecado e sistema corrompido. Sardes, a igreja que morreu, é para nós uma advertência! Devemos vigiar com base no que temos recebido. Tomemos como base para nós hoje este verso: "Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te." Se a igreja é convidada ao arrependimento é por que está longe de Deus mesmo com os pés onde os santos se reunem para adorar.

Outra coisa que me chama atenção sobre a Igreja de Sardes é a expressão no versículo 5, que diz: "..... e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida..;" isto sugere que não existe a ideia de "uma vez salvo, salvo para sempre". Devemos lutar pela nossa salvação, tenhemoa mais empenho no que evidencia de fato a nossa comunhão.

Antes que a presença se vá,

Antes que o azeite venha acabar,

Antes que ele venha como um ladrão;

Preserva, ó crente, em Cristo, a tua comunhão.

Sardes, para nós, é uma advertência!

Você pode ser tudo, mas tem que ter essência.

A fama é boa mas é só fama!

Palavras são vazias, e só Espírito Santo inflama.

Está com você até aqui me deixa muito satisfeito, volte sempre. Se quiser pode acompanhar minhas músicas no meu canal do YouTube: Mesequias Maadson.

Mesequias Oliveira
Enviado por Mesequias Oliveira em 11/09/2020
Reeditado em 20/10/2022
Código do texto: T7060505
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.