O CAMINHO ESTREITO

“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”. – Mateus 7:13-14

As palavras de Jesus contêm tamanha robustez que são suficientes o bastante para transformar qualquer ser humano; ainda mais nesta geração onde até mesmo as crianças brincam com as palavras - entoam metáforas, metalinguagens e tantas outras palavras difíceis que somente fariseus e saduceus eram capazes de compreender naquela época. Muitos elogiam Jesus por sempre ter uma linguagem tão simples em seus sermões, mas também os criticam devido ao seu conteúdo profundo, onde simples linhas nos levam aos limites da reflexão. É notório que as palavras de Jesus já se encontram enraizadas em nossos dizeres e mentes. Mas, por que preferimos largos caminhos?

Assim como as gotas da chuva desejam escoar até o chão nos dias chuvosos, a nossa vida é regada de tendências ao equilíbrio. Desejamos nos alimentar, fazer nossos afazeres... mas sempre retornamos ao descanso (descansamos até demais, muitas vezes); o nosso estado fundamental, de certo modo. Da mesma forma que nosso corpo descansa, a nossa espiritualidade deseja esgueirar-se por vielas confortáveis onde pouco sacrifício seja necessário.

Tendo em vista tal problemática, muitas das vezes não compreendemos ou aplicamos os ensinos de Jesus Cristo simplesmente por enxergarmos que este caminho trás duros esforços e sacrifícios. É duro chegar a esta conclusão: um corpo coberto pelo pecado não tem vontade alguma de seguir as mesmas ruas que Cristo caminhou.

A principal viela que devemos estreitar para, de fato, continuarmos com Deus é acerca da rigidez espiritual e aqui entramos em um paradoxo: para atingir o equilíbrio devemos estar sempre nos esforçando, contendo nossos desejos?

Esquecemo-nos, porém, que Deus nos trouxe grandiosas promessas e o seu alívio é derramado sobre nossas almas todos os dias. O pecado nunca sumirá de nossas vidas, mas o seu benefício único e exclusivo é a perdição eterna; enquanto as estreitas ruas de Deus nos levam à Vida, assim como Jesus Cristo também nos mostrou.