A Palavra Messias

Sobre a palavra Messias

A palavra hebraica Messias é usada cerca de quarenta vezes no antigo testamento, especialemntenos Livros de Samuel .Ela vem da palavra que significa” ungir ou aspergir liquido sobre”e é mais frequentemente usada para figuras ungidas do que para o Messias. Em algumas ocasiões, a palavra messias foi usada para um sumo sacerdote ou um profeta,mas o comum é vermos o termo usado relativamente a um rei. Algumas vezes, o rei era chamado de “ungido do Senhor”. Até o próprio rei gentio Ciro é chmado de “seu messias”ou seu ungido “(Isaias 45:1) aparentemente com o significado de que Deus havia ordenado que este rei agisse segundo as suas ordens, libertando o povo escolhidodo cativeiro babilónico, cumprindo assim os planos divinos.É natural que a libertação seja marca registada do Messias.

O crescimento das expetativas pelo Messias

Deus prometeu a Abraãoque nele e em seus descendentes todo o mundo seria abençoado ( Gen 12.1-3) criando uma espectativa de um reino de Deus na terra entre o povo hebreu. O reinado de David como rei de judá mais tarde determinou as expectativas populares com relação ao Messias no sentido de que o reino messianico seria semelhante ao de David (2ª Samuel 7).Transcrito por José Rodrigues(Galeano)

Galeano
Enviado por Galeano em 21/06/2020
Código do texto: T6983991
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.