O nome Maravilhoso TEMA DA EBD

"E o anjo do Senhor lhe disse: Por que perguntas assim pelo meu nome, visto que é Maravilhoso?"

Juízes 13:18

"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz."

Isaías 9:6

Ouvimos nomes na história da humanidade. Nomes de poderosos, nomes de cientistas, nomes de filósofos, nomes de divindades. Estes nomes são importantes para descobrir a história dos povos, à origem das descobertas científicas, denunciar correntes de pensamento, etc. Podemos ouvir sobre reis poderosos que, tanto na Bíblia quanto na história, escreveram sobre as areias do tempo um legado que jamais será apagado da história da humanidade.

No crescente fértil os ouvidos estrondavam com os relatos de poderosos como Ninrode (Gn 10), Quedorlaomer (Gn 14), Assurbanipal, Senaqueribe (Is 36), Nabucodonozor (2 Cr 36.7), entre outros. Estes eram os grandes no mundo antigo.

Ouvimos da Grécia sobre Alexandre, o Grande. Este estendeu o seu império sobre quase todo o mundo antigo após derrotar outro monstruoso império, o império Medo-Persa de Ciro, o Grande, de Dario, o Medo, e de Assuero. Partindo da península Balcânica até à índia, o seu império era glorioso e exuberante. Mas Alexandre, o Grande, morreu, e suas glórias se foram com ele. Após sua morte seu império foi dividido entre seus quatro generais, estes também morreram e seus nomes jazem nos escritos antigos onde são usados para se compreender apenas, sim, apenas uma parte da história da humanidade.

E até hoje a monstruosidade do império romano ainda assusta. César, Calígula, Cláudio, Nero, todos estes conquistaram sua fama por traições, envenenamentos, guerras. O aço era o segredo pelo qual conquistavam a submissão das pessoas. Depois de alguns anos caiu o outrora poderoso império romano do ocidente (476 d. C). A Europa vira um caos, e nomes como o de Gaiseric seriam aclamado sobre os ouvidos dos povos germânicos.

Vindos do norte da Europa, e escrevendo suas histórias nos mares congelados da Dinamarca com o sangue de seus inimigos, os vikings deixaram a sua marca na história. Ouvimos sobre seus reis. Ivar, o sem ossos, Érik, o vermelho, Harold, o dente azul. Homens cujo à fama veio por suas atrocidades. Eles eram o terror da Europa medieval. Saqueavam, estupravam, matavam sem piedade. Sacrificavam seus filhos e filhas aos seus deuses, sem contar o assombroso sacrifício humano chamado águia de sangue, que consistia em abrir as pessoas pelas costas e avessar os seus pulmões. Voluntariamente, muitos de seus súditos se ofereciam como sacrifício a Ódin, Thor (divindade ainda representada nos cinemas, seus poderes, martelo, e tal é só “estória”), e isso deixa os vikings como um dos povos mais temidos, e indesejáveis. Mas Ivar, o sem ossos, morreu! Érik, o Ruivo, morreu! Harold, o dente azul, já era! Só ficaram suas marcas de derramamento de sangue, o que só servem para suas próprias condenações.

E eu poderia me prender à Ásia e falar de Gengis Khan. Hoje, segundo especialistas, milhares de pessoas naquele continente carregam um parentesco distante desse homem, devido seu apetite insaciável por mulheres. Ele matou milhões de pessoas para estender os seus domínios. Mas o seu nome tão temido pelos seus subalternos e tão aclamado pelos seus bajuladores, é só mais um que jaz na história. E hoje até fazem piadas dos seus feitos, e tudo ficará bem, pois ele já se foi!

E, ainda, nomes que fazem referência a personalidades horrendas como Adolf Hitler, Benito Mussolini, todos cujo poder se baseava em derramamento de sangue, tortura, propagação do fascismo e do nazismo, e coisas semelhantes. Eram completamente cruéis, e seus comportamentos diziam muito a respeito de suas personalidades. Mas aqueles também caíram, e os que os derrubaram também já não existem.

Mas eu quero lhe apresentar um nome “Maravilhoso”, o nome que é sobre todo nome, o nome que reina em todas as eras, o nome que não precisa escrever nas areias do tempo porque do tempo também Ele é Senhor, o nome que lava, purifica, renova, batiza, enche de Deus aqueles delinquentes que a sociedade rejeita. Este nome é que faz referência “àquele” sobre quem João dizia:

“Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas AQUELE que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.”

Mt 3.11

O nome que todos confessarão que é Senhor, o nome diante do qual Alexandre, o Grande vai entender que é pequeno; diante do qual Manoel, o Venturoso, vai entender que não existe ventura sem sem a presença dele; diante do qual Herodes, o Grande, vai pedir mil perdões por ter desrespeitado; diante do qual Pilatos vai se pronunciar e dizer: “Senhor, eu me achei grande diante de tua presença na terra quando tive a oportunidade de te condenar ou absorver, e disse que diante dê ti tinha poder de te soltar ou te prender, e de maneira nenhuma entendi o que querias dizer quando disseste que o teu reino não era do meu mundo. Hoje eu vejo que o teu trono não domina só um estado, um país, ou a terra, mas que teu poder se estende sobre todo o universo”.

Louvado seja o Nome que é sobre todo nome!

Mas que Nome é esse? Deixe-me continuar.

Este Nome com amor, paz, e muita alegria e poder do Espírito conquistou todo o império romano. E Não para por aí, quando ele foi proclamado o relógio da humanidade parou, e agora ele é marcado pelo nome Maravilhoso. A lei que era para nossa perdição perdeu o domínio, à cédula que era contra nós foi rasgada. “Onde está, ó morte, à tua vitória? Onde está, ó inferno, o teu agulhão?” Este Nome nos livrou da condenação eterna. Este nome chamou um povo que andava em trevas para sua MARAVILHOSA luz! Da para você, leitor, entender a profundidade da excelência desse nome? Dá para você compreender o quanto ele é poderoso?

Ainda antes que houvesse dia Ele era, hoje Ele conta os nossos dias, e para sempre reinará. No início era a Palavra, um com Deus, o Todo-Poderoso, no tempo da graça é o próprio Deus revelado.

“Ninguém jamais viu a Deus; o Deus Unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.” Jo 1.18

E, num período de crise moral e religiosa, o Senhor envia o anjo Gabriel a uma jovem chamada Maria, noiva de um descendente da casa Davi, chamado José. A família real agora estava enfraquecida, dominada pelos romanos. O Rei tão esperado não poderia vir de Nazaré (Jo 1. 46). E você sabe o que me chama mais atenção? Tudo que vem de Deus aparece um pouco encoberto. Eu sempre costumo dizer que aquela expressão de Salomão: “O Senhor disse que habitaria nas trevas”, tem um sentido muito real também em suas atitudes volitivas. Tenta pegar isto:

# O menor povo ser escolhido para abençoar todas às famílias da terra;

# O senhor prometer uma multidão como as estrelas do céu a um homem que tem uma mulher estéril;

# Só com 300 homens um pequeno agricultor, que era da família mais pobre de Manassés, e ele próprio que já era da família mais pobre, era o mais pobre daquela família, foi o canal de Deus para vencer milhares de milhares de inimigos de seu povo;

# Um adolescente sem experiência de guerra matar um gigante;

#Um pastor de ovelhas ser ungido rei;

# E, o exemplo supremo, o Messias, nascer de uma virgem, em uma família pobre e enfraquecida materialmente.

Sempre vamos encontrar expressões assim: Senhor eu sou o mais pobre de minha casa, eu não sei falar, eu não posso, não tenho, etc., contudo Deus sempre diz: Eu tenho! Eu posso! Eu capacito! E o Maravilhoso veio no mesmo exemplo, veio para ser salvação da parte de Deus, dependendo dele como um homem. E este ser "sus generis", único do gênero, surpreenderia muitos contemporâneos seus já pelo seu Nome que é sobre todo nome.

O Maravilhoso teve uma vida religiosa desde a infância, e pouco se sabe, em relatos bíblicos, sobre esse período de sua vida. Em Lc 2. 40, diz que “Ele crescia e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre Ele”. Só vamos ter relatos a seu respeito já na vida adulta.

Iniciou seu ministério com poucos discípulos. Pregava sua mensagem como quem tem autoridade, como que tem Nome e vida. No fim de seu ministério terreno Ele constituiu apóstolos, os quais até hoje vivem em nossas mentes como aqueles que sofreram de tudo por causa desse Nome. Foram perseguidos, maltratados, humilhados, queimados vivos. Homens dos quais o mundo não era digno. Mas, se crucificaram o que é dono do Nome que é sobre todo nome, porque absolveriam seus discípulos?

Não obstante, diferente de qualquer nome, este Nome tem poder, e até hoje tem algemado com libertação milhões de pessoas. Hoje eu posso dizer, até mais do que disse um dia Napoleão Bonaparte, sobre este Nome. E, com certeza, Jesus Cristo é Divino. Sua marcha, seu império, suas conquistas, é realmente fora do comum. Porque, quem jamais governou e impôs seu domínio sem à força do seu braço? Ou quem conseguiu construir um império com base no amor? Quem conseguiu tanta submissão mesmo estando ausente fisicamente? Quem conseguiu com tanta precisão o que o filósofo pede de seus adeptos, o marido da esposa, os generais de seus soldados? Quem conseguiu parar o relógio do tempo? Quem conseguiu alterar as leis de Deus? Quem consegue que seu pedido seja atendido mesmo estando a milhares de anos luz da terra (se é que não sou ignorante)? Estas são perguntas que só existem respostas no Nome que é sobre todo nome. Isto, sem dúvida, deixa clara à divindade de Jesus Cristo.

O Nome que é sobre todo nome merece ser adorado. Seu legado não se resume a uma parte da história, pois cada vez que nos aproximamos do seu presente, no tempo, o seu passado é trazido à tona, e o seu futuro fica cada vez mais brilhante. E este nome Maravilhoso possui um principado baseado no amor, na mansidão, na temperança, e seu império é eterno.

Portanto, Ele é o caminho essencial para todo homem, e só ele leva as pessoas até Deus (Jo 14.6). Sem Ele à vida não tem sentido, o mundo não tem brilho, só há escuridão. Ele é a luz do mundo (Jo 8.12), é a própria sabedoria (Pv 8.12), à Vida eterna (1Jo 1.1-2), a Videira verdadeira (videira = fonte de vinho; vinho = alegria :) …... fonte de alegria) (Jo 15.1), é o nome do amigo mais chegado que um irmão (Jo 15.13; 15), a água e o pão do crente no deserto, o Espírito de Vida no Vale de ossos secos.

Assim, JESUS é: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz (Is 9. 7). Glórias a Deus nas maiores alturas!

Minha vontade é escrever milhares de páginas sobre este nome, mas minhas obrigações limitam as minhas disponibilidades. Está com você até aqui mim enche de satisfação, porque nós que servirmos a Deus temos prazer em levar o Nome Maravilhoso; levando a todos a sua santa e divina palavra.

“Foi o senhor quem fez isto, e é coisa Maravilhosa aos nossos olhos.”

Um grande abraço, e volte sempre. Qualquer coisa mim escreva, eu tenho sempre um tempinho para conversarmos. Seja no Facebook (Mesequias Maadson) Instagran (@mesequiasmaadson). Já estou no aguardo de críticas e sugestões! Deus te abençoe.

Inscreva-se no meu canal do YouTube: Mesequias Maadson.