O terceiro dia da criação (Gn 1.9-13)

A Bíblia é um imenso oceano de conhecimentos, e nela encontramos o caminho da vida eterna. Ela contem a verdade absoluta, e o Deus que ela apresenta é bom, e a ninguém engana. Assim podemos confiar pelo que percebemos pelos nossos sentidos, porque Deus é quem garante o nosso conhecimento. Não é um livro científico, por isso não se preocupa em refutar qualquer pergunta no que diz respeito as culturas dos homens, mas procura trazer à cultura de Deus para todos nós de forma imperativa. Mas existem alguns pontos ricos de conhecimentos geográficos, físicos, históricos, etc, dentro da Bíblia.

Podemos aprender diversas lições na vida, e garanto que a minha primária foi: "No princípio criou Deus." Sabemos que em 7 dias literais Deus criou todas às coisas, sim, em 7 dias ("e foi a tarde e a manhã o primeiro dia", 24 horas.), falarei um pouco sobre o terceiro dia da criação.

Neste dia o Onipotente fez com que à porção seca da terra, ou Pangeia, como é chamado este supercontinente, emergisse das águas. Assim, as águas se ajuntaram num só lugar formando um único oceano que Alfred Wegner vai chamar de Pantalassa na exposição de seu artigo no ano de 1912, o que ele detalha bem mais em 1915 quando publicou sua obra de caráter científico: “A Origem dos Continentes e Oceanos”.

Outra coisa que foi criada no terceiro dia foi a flora. Deus cria todas as variedades de plantas em seus grupos: Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas. Cada uma das plantas que pertencem a um destes grupos tem as suas particularidades, contudo não são produtos de evolução, foram criadas por Deus no terceiro dia. Da complexidade morfológica do musgo à araucária, podemos ver as mãos do Criador.

“A terra produziu erva (Briófitas e Pteridófitas), erva dando semente segundo a sua espécie (Gimnospermas) e árvores frutífera, cuja semente está nela (Angiospermas) conforme sua espécie. E viu Deus que era bom”. (Gn 1.12)

Objeção: o que está entre parênteses foi adicionado por mim.

É importante observarmos que os grupos das plantas não estão detalhados (como destaquei no versículo), mas se observarmos existem: ervas, ervas que produzem sementes e ervas que produzem sementes e frutos... não tem como ser simplesmente evolução, é obra de Deus.

As Briófitas são plantas pequenas, por ex.: musgos (crescem eretos), antóceros (crescem em forma de chifres) e hepáticas (crescem deitadas). São as plantinhas verdes que encontramos em locais úmidos e sombreados, as maiores não passam de centímetros e não apresentam flores, sementes, nem frutos, ou seja, são apenas Ervas.

As Pteridófitas possuem características bem parecidas com as Briófitas, contudo crescem um pouco mais. Um exemplo de Pteridófitas podem ser a samambaia e o xaxim. As samambaias são muito usadas em ornamentações, geralmente em caqueras (vasos improvisados de plástico ou cascas de coco, que ficam pendurado nos terraços das casas de quem aprecia estas plantas). Elas também não possuem sementes, no caso das samambaias apresentam uns pontinhos escuros chamados de soros, o que elas usam para se reproduzir de forma sexuada (parecido com a germinação das sementes, porém não é igual. Os soros produzem esporos). São plantas que não produzem flores sementes e frutos, ou seja, apenas Ervas.

No caso das Gimnospermas, esta palavra quer dizer: semente nua, ou seja, semente sem fruto, elas produzem sementes, mas não apresentam frutos. Um exemplo de plantas que pertencem a este grupo, são: pinheiros, sequoias e ciprestes. As coníferas localizadas nas florestas do norte da Califórnia nos EUA, também pertencem a este grupo. No Brasil, uma planta referente a este grupo é a araucária (pinheiro do Paraná). Produzem flores (sem graça), e sementes, contudo não produzem frutos. Este grupo de plantas se encaixa na expressão: “Erva dando semente”.

As Angiospermas são às plantas que existem em maior quantidade, com certeza por produzir seus frutos com sementes que tanto os homens quanto os animais saboreiam muito, e assim ajudam a dispersar as sementes. E vale ressaltar os cruzamentos entre plantas formando novas plantas melhoradas geneticamente (isto é sabedoria que Deus deu aos filhos dos homens, a qual tende a evoluir [Dn 12.4]). Sintetizando, as Angiospermas produzem flores, sementes e frutos... logo são: “Árvores que produzem frutos”.

Observando os relatos da criação podemos ver que existe uma grande precisão na narração dos fatos nas santas escrituras, e olhe que a Bíblia não é um livro de caráter científico. Dá até um "medinho"!

Ei irmão, mas o sol foi criado no quarto dia, como, pois, as plantas teriam luz? Não quero mim prender muito aqui, mas quero deixar com você a resposta daquela pergunta com esta: por que em apocalipse 22 não precisaremos de sol? Tá, vou dar meu palpite: PORQUE QUEM TEM À LUZ DE DEUS, LITERALMENTE, NÃO PRECISA DA LUZ DO SOL!

É.... Tudo isso revela-nos o poder do Altíssimo, a quem seja à honra, e a Glória pelos séculos dos séculos!

"E foi a tarde e a manhã o dia terceiro"....)

Este texto é parte de uma obra em desenvolvimento.

Mesequias Oliveira
Enviado por Mesequias Oliveira em 19/01/2020
Reeditado em 19/01/2020
Código do texto: T6845657
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.