Comentário da Liturgia da 2ª feira
da 26 ª Semana Comum
(Zc 8,1-8; SL 101(102);Lc9,46-50
Os discípulos não compreenderam os ensinamentos do Mestre, continuam com mentalidade e critérios humanos disputando o primeiro lugar.
Um menino, que por si só não se vale, que não conta na sociedade, é colocado no lugar mais próximo de Jesus. Pelo serviço ao menino, em atenção a Jesus, serve-se Jesus ; servindo a Jesus serve-se ao Pai.
Os discípulos eram humanos e demonstraram um ciúme apostólico exagerado. Achavam que só eles tinham o direito e o privilégio de apregoar ou de fazer algo em nome de Cristo. Por isso, receberam uma repreensão do Mestre.
Esta repreensão é válida também hoje. Não se pode proibir alguém de falar bem de Jesus. Todo aquele que fizer algum movimento em favor da Igreja de Cristo, merece incentivo e não repreensão. Deus deseja ardentemente a salvação do seu povo(1ª leitura) e todos somos chamados a ser sinais com o nosso comportamento, nossos valores, nossa vida, a anunciar a boa nova que nos convida a nos tornarmos crianças pra entrar e permanecer no reino..
Nos versículos do Evangelho de hoje Cristo nos ensina a humildade, característica de Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das Missões. Na sua humildade sem nunca ter saído do convento tornou-se Doutora da Igreja e Padroeira dos Missionários que levaram o Evangelho mundo afora. Ele colocou a sua vida nas mãos de Deus e intercedeu por todos os que foram chamados e enviados em missões.
Neste mês missionário peçamos ao Pai a graça de sermos missionários aonde quer que estejamos, que ele nos capacite a levar a boa nova a todos os ambientes que freqüentarmos
.Que cada um de nós desperte para nossa responsabilidade de batizado e meditemos nas palavras de São Paulo: ”Ai de mim se não evangelizar”.
Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=675836