A mulher de Jó - Mulheres da Bíblia



A paz do Senhor a todos hoje gostaria de conversar com você querido leitor sobre um tema que é interessante instigante, no entanto, é um tanto quanto temível conversar.

Tentação

E para isto começo pensar como começou Jesus Cristo. Nosso Salvador começou o Evangelismo, seu ministério terreno, lá no Rio Jordão sendo batizado por João Batista, um momento lindo que é possível você relembrar lendo o evangelho de Mateus no capítulo 4.

E foi realmente lindo aquele momento Jesus, desce as águas batizado por João, e a trindade se encontro-se naquele instante, penso que nunca na face da Terra houve um dia mais lindo. A Bíblia a gente pode ir lá e relembrar como foi através da narrativa dos evangelistas.

E Jesus saiu daquele Rio Jordão feliz da vida, e os evangelhos que narram logo o levam para a tentação no deserto.

Amados, entendamos que viver uma alegria intensa pode ser que depois ocorra um momento difícil e não é porque ocorre isto que Deus nos esqueceu, ou algo errado ocorreu.

Explico:

Jó sim o primeiro livro da Bíblia, quando digo o primeiro digo o mais antigo livro da Bíblia o livro que se sabe ter sido escrito começa com este tema que tanto persiste em digamos acarretar nossos pensamentos. A tentação.

Jó era um homem rico, Jó era casado, Jó tinha muitos filhos.

De repente Jó se vê pobre, todos os seus filhos mortos, e a doença acomete Jó...

Sofrível, porque isto ocorreu?

Ler no aconchego, no conforto é fácil não é?

Mas vivenciar isto, sim, viver os instantes de prova, isto sim não é fácil.

Ler o Livro de Jó, os acontecimentos que ocorrem lá (que são bem fortes nos primeiros capítulos, e nos últimos) nos remete a ter empatia.

Sim esta palavrinha estranha, mas necessária para a compreensão (Já volto a falar de Jesus no deserto sendo tentado, aguarde um pouquinho).

Empatia é colocar-se no lugar do outro. E isto que sinto que surgiu a mulher de Jó, assunto essencial nesta mensagem.

-Você já parou para observar que Jó era casado, teve todos os filhos em um momento de prova mortos, toda a riqueza perdida e começou o momento de prova...

E a mulher de Jó fala algo absurdo, algo não pensado para quem não vive a situação.

"Você ainda mantém a sua integridade? Amaldiçoe a Deus, e morra!" Jó 2:19

Que coisa terrível não é?Agora parecerá que sou advogado desta mulher, mas fará necessário eu recorrer a esta defesa para você entender melhor esta mensagem.

1ºVocê observou que lá no final do livro de Jó, a mulher dele continua sendo a mesma?

2º O Senhor Deus estava bem presente naquela narrativa é só ler e observar, se o Todo poderoso estava presente, porque a mulher de Jó não sucumbiu na mesma hora por falar algo não pensado ousado e errado?

É porque ela utilizou de Empatia com o seu marido, ela vivia as dores do seu marido, ela observava o quão sofrível era à situação do seu cônjuge. E Jó vivendo aquela prova, e a mulher dele falando algo assim:

'Minha mulher acha repugnante o meu hálito;' Jó 19:17

Deus permitiu a prova na vida de Jó, pois:

· Queria mostrar ao inimigo que o caráter de Jó era de servir a Deus pelo que Ele é e não porque ele proporcionava-o.

· Com a prova Jó estava cada vez mais perto de Deus.

E a sua mulher que falou algo em um momento de desespero. Mas retomo, no momento de desespero, a carne, que é humana faz o ser humano que é fraco fazer coisas erradas.

A mulher de Jó demonstra a nossa condição humana, e a ação misericordiosa de Deus, tantas coisas que fazemos falamos, desagrada a Ele. E continuamos com o erro e Ele é misericordioso, paciente que só Ele, e perdoa e voltamos por vezes com os mesmos erros.

E nos momentos de provação de dificuldade, sim nestes momentos nossa condição humana fica exposta mais na pele mesmo. E aprendemos e apanhamos, e reaprendemos.

Deixo esta mensagem a você querida (a) para estar refletindo mesmo sobre este tema.

Sobre Jesus Cristo, o inimigo tentou-o lá no Deserto, queria de todos os modos que O Filho de Deus demonstrasse divindade, demonstrasse coisas sobrenaturais, mas Jesus o Filho de Deus estava ali humano, necessitando viver as dificuldades humanas como eu e você.

O mestre sentia fome, estava fraco, e o tentador de todos os modos querendo o ver sucumbir.

E a única arma que o Filho tinha era a Palavra, sim Ele nos ensinava com o seu exemplo como vencer as tentações, é através da sua palavra que vencemos a dificuldade. O livro de Jó que utilizei amplamente nesta mensagem, sim, o exemplo da mulher de Jó que citei e conversamos você acha que tais detalhes estão lá inseridos a toa? Não! Devendo da nossa parte esmiuçar buscar as preciosidades escondidas em versículos e capítulos. Antes de julgar sem pensar muito no contexto, repenso e vejo a importância do exemplo da mulher de Jó, que teve uma vida restaurada, seus filhos foram 'restituídos' e ela com o seu marido estavam no final 'aprovados' recebendo bênçãos da parte do Senhor.

Se utilizar-mos da empatia colocarmos no lugar dos outros, ser companheiro e entender o sofrimento observamos que sim algumas vezes somos injustos com o julgamento, e isto é humano, isto é a carne, mas entendamos que o mais importante é em momentos de dificuldade buscar na palavra exemplos mesmo estes implícitos que não é digamos de fácil compreensão, mas pode ser que é bem estes exemplos que você necessita para passar por momentos de dificuldade.

-Crente não morre com prova não eih? E saiba que eu penso desta maneira, Jó estava passando por tudo aquilo, mas ele sabia que seu momento era passageiro, ele focava seus pensamentos no céu. Se a dificuldade for tremenda, Visualize a eternidade, pois tudo é passageiro e o céu, a eternidade é lugar de escolhidos, que conseguem olhar além. Peço a Deus discernimento para a sua vida para passar por esta dificuldade...

Escrito por Waldryano
Estudante de Teologia Assembleia de Deus
Waldryano
Enviado por Waldryano em 10/07/2019
Reeditado em 29/07/2019
Código do texto: T6692421
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.