Tentação

Tentação

A tentação é o impulso para prática de algumas coisas censuráveis ou não recomendáveis; bem como a inclinação ao pecado.

Uma particularidade da tentação é que esse impulso vem de fora para dentro, ou seja, a mente humana observa o pecado e começa o desejo em praticá-lo.

Tiago 1:12

Bem-aventurado o varão que sofre as tentações, porque quanto for tentado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.

Perceba que todo ser humano, está sujeito a passar por tentações, mas não devemos ceder; temos que resistir porque isso é uma ação do diabo.

Tiago 4:7

Sujeitai-vos, pois, a Deus, resistir ao diabo, ele fugirá de vós.

Tudo depende da resiliência da cada pessoa para vencer as tentações e consequentemente o pecado.

Outro fato interessante é observar a trilogia que origina o pecado; que vem do diabo, de outras pessoas e de dentro de cada ser humano.

01 – A tentação de origem no diabo – Ele nos tem tentado destruir todos os homens desde o princípio da criação, começado por Adão e Eva e vindo até os dias atuais.

João 10:10

Disse Jesus: O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; Eu vim para que tenha vida, a tenham em abundância.

02 – A Tentação de origem em outras pessoas - Normalmente, o ser humano pode ser influenciado pelo próximo, sofrendo completa tentação; sendo um dos principais agravantes a atração pelo sexo oposto. De maneira que o mundo todos os dias nos convida a pecar.

Provérbios 7:18-19

18 – Vem, embriaguemos com as delícias da sensualidade até o amanhecer, gozemos os prazeres do amor!

19 – Pois o meu marido não está em casa; partiu para uma longa viagem.

Perceba o poder de atração que pode surgir em uma tentação; é muito forte, e a mesmo só poderá ser vencida mediante a comunhão que cada pessoa tem para com Deus.

03 – A Tentação de origem dentro de cada um – A natureza carnal é inclinada a praticar todos os tipos de pecados, porque ficou maculada através a queda no pecado sofrido pelo primeiro homem (Adão). Todavia, cada um é tentado segundo o seu desejo; não adianta culpar o semelhante ou até mesmo tentar justificativa, para tentar ocultar essa inclinação maligna. Cada um dará conta de si mesmo.

Tiago 1:4

Mas, cada um é tentado, quando atraído e engodado pela própria concupiscência.

Romanos 14:12

De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.

A tentação é uma ação que está dentro de todos os homens, e a mesma tem como ser vencida; basta uma vida arraigada na Palavra de Deus, seguida de obediência e amor de Jesus Cristo.

Pastor Robson Colaço de Lucena

OTPB – Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil

Mat 16595

MMA – Ministério Missão América