Inimigos

Versículo destacado: “Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa vocês receberão? (Mateus 5. 46)
 
Você já deve ter escutado alguém dizer: “Não suporto aquela pessoa, ela é negativa e me perturba”. Ou será que você mesmo já disse isso? No entanto, a instrução de Jesus é outra. No contexto do versículo destacado, ele diz algo mais duro: “Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem” (Mt . 5.44). Quando falo das pessoas negativas ou inimigos que nos cercam, não me refiro às que vivem reclamando da vida e de todos, ou que se queixam de suas dores e perdas.
 
Um inimigo é alguém que torce pelo nosso fracasso. Que finge compaixão quando falamos sobre nossas tristezas, mas por dentro pensa: “É bem feito pra você!” São pessoas que nunca têm ideias nem sugestões para melhorar a qualidade ou a produtividade de algo. Recorrem à bajulação e ao negativismo, são pessimistas e não importam com os problemas que causam aos outros. Em vez de ajudar o próximo, só querem seu próprio bem.
 
Quando convivemos com pessoas assim, normalmente não adianta discutir com elas. Não são palavras que vão mudar a atitude delas. Em vez disso, Jesus propõe que o cristão tenha uma atitude totalmente contraria e inesperada: amar essas pessoas e orar por elas. Essa postura, junto com uma posição de transparência e de bom caráter da nossa parte, servirá para lançar a luz de Jesus à nossa volta.
 
Isso vale até para aquelas pessoas que querem nos afastar do caminho de Deus e estão sempre questionando: “Onde está Deus?” No texto de hoje, a mulher de Jó acabou agindo dessa forma, e com certeza para Jó foi bem difícil se manter fiel a Deus se até sua própria esposa se voltava contra ele. Mesmo que seja complicado passar por isso, Jesus nos deu o exemplo maior: ele morreu por nós quando nós ainda éramos seus inimigos (conforme Rm 5.8)! Que tal tentar seguir esse exemplo hoje, mostrando amor a quem tenta nos prejudicar?
 
Leitura Bíblica: Jó 2. 1-10.
 
Além de amar os inimigos, precisamos também avaliar se nós não estamos prejudicando alguém.