A GRANDEZA DE SER SERVO
“Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve.” (Lc 22.26).
Jesus ensina que quem mais serve aqui na terra, maior será entre os discípulos e maior galardão terá no céu, desde que não o faça por mero interesse, mas em amor à Deus e ao próximo.
Que grande desafio! Que visão diferente! Servir para ser maior. Os valores do mundo são invertidos e por isso, o os judeus tiveram grande dificuldade em receber a Jesus como o poderoso Filho de Deus, por ser Ele um simples carpinteiro e de origem humilde.
"E, partindo dali,, chegou à sua pátria, e os seus discípulos o seguiram. E, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se admiravam, dizendo: De onde lhe vêm estas coisas? e que sabedoria é esta que lhe foi dada? e como se fazem tais maravilhas por suas mãos? Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele. E Jesus lhes dizia: Não há profeta sem honra senão na sua pátria, entre os seus parentes, e na sua casa." (Mt 6.1-4).
Jesus poderia ter vindo à terra como um rei semelhante a Davi e conquistar todo o império romano com o uso da espada e obrigar a todas as nações a servirem ao único Deus verdadeiro. Mas, que virtude há em que Deus obrigue as pessoas a servi-lo e que construa um reino com base na força da espada? Não é assim que Deus quer. Por isso ele veio justo, porém pobre.
"Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta."(Zc 9.9).
Jesus veio para dizer que pobreza não é sinônimo de pecado e nem tampouco, o serviço é sinônimo de escravidão. Escravo para Deus, é o escravo do pecado e pobre para Deus, é aquele que não possui salvação eterna por meio de seu Filho Jesus Cristo.
"Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna." (Gl 6.8).
Imagine uma pessoa que plante durante um ano inteiro e ao final descubra que os frutos não vingaram. Assim são os que investem nos valores deste mundo por toda vida e nada preparam para a eternidade. O discípulo de Jesus, no entanto, deve semear para a vida por vir, pois já são muitos os que só semeam nesta vida.
No livro de provérbios, encontramos uma verdade que ilustra muito bem o plano de Deus para a presente aliança em seu Filho Jesus: “O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra.” (Pv 15.33).
Devemos viver agora uma vida de serviços a Deus e ao próximo para que, no porvir, sejamos honrados por Ele. Tentar salvar a presente vida, buscando poder, prazeres e riquezas, só nos trará desgosto e tristeza no futuro.
Então disse Jesus aos seus discípulos: "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me; pois, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? ou que dará o homem em troca da sua vida? Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas obras." (Mt16.24-27).
A seara ou lavoura do Senhor é grande e há lugar para todos discípulos que quiserem trabalhar. Um bom modo de trabalharmos na lavoura do Senhor é oferecermos algum serviço voluntário à comunidade em que estamos inseridos e aproveitarmos a receptividade das pessoas para pregar o evangelho a elas.
“E lhes fez a seguinte advertência: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.” (Lucas 10.2).
Muitos discípulos de Jesus se encontram em depressão e sem sentido para viver porque não aprenderam a compartilhar e a oferecer serviços à comunidade. Por motivos fúteis, se negam a fazer algum trabalho para o Senhor. O sentimento de inutilidade somado ao sentimento de culpa pela inoperância gera depressão, ansiedade e toda sorte de doenças psicossomáticas. Vamos trabalhar enquanto é dia porque a noite vem e com ela, o Senhor da Seara, a quem prestaremos contas de nossas obras.