A Inveja
A Inveja
A inveja é um sentimento humano que atrai a angustia, frustração e raiva, diante o sucesso de outrem; vindo a destruir casamentos, amizades e até a paz mundial. Ninguém está livre de sofrer essa ação negativa, somente uma mente compensada com o relacionamento pessoal com Jesus Cristo. Daí o motivo que encontramos uma grande citação no Livro de Provérbios.
Provérbios 14:30
O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja a podridão para os ossos.
Todos os 356 sentimentos básico do ser humano, que sejam os benéficos ou maléficos como no caso da inveja, pode ser controlado, porque o homem tem o domínio sobre tudo na natureza, especialmente no que tem relação com a sua mente. Entretanto, não é fácil lutar contra as emoções, especialmente os de ordem negativa, em particular “a inveja”. Existe um pensamento que cita: “A inveja é tão vil e vergonhosa que ninguém se atreve a confessar”.
Eu duvido alguém chegar a dizer: “Estou morrendo de inveja”. Podemos encontrar um grupo de tolos que para encobri as suas fraquezas usam o jargão: “Estou com uma inveja santa”. Não existe inveja santa, e sim malicia; porque na lógica do universo quando um evento não é positivo, automaticamente, torna-se negativo. Isso é: Uma ação é boa ou ruim; não existe meio termo.
O sentimento de inveja é tão hediondo que o apostolo Paulo fez a classificação no meio dos piores pecados.
Epistola de Paulo aos Romanos 1:29
Estando cheios de toda a iniquidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade.
Esse é o grupo dos piores pecados humanos, tendo a inveja como parte da equipe vergonhosa das fraquezas do homem.
Outro grande exemplo pode ser encontrado na Bíblia Sagrada, aonde mostra quem nem Jesus Cristo o Filho de Deus foi não poupado pelos homens, porque os da sua época levantou contra Ele uma grande perseguição.
Filipenses 1:15
Verdade é que também alguns pregaram a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade.
Quem for passivo deste sentimento maligno, perderá todas as bênçãos de Deus e trarão sobre si todas consequências para eternidade.
Por fim, apenas dois versículos para sua meditação.
Gálatas 5:26
Não sejamos cobiçosos de vanglória, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.
Tito 3:3
Porque também nós éramos noutro tempo insensato, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo com malicia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros.
Assim aprendemos que o pecado da inveja é muito nocivo para alma humana; vamos combater essa prática maligna com a Palavra de Deus para que possamos gozar de uma eternidade de paz, desfrutando de todas as bênçãos que o Senhor preparou desde o principio da criação.
Robson Colaço de Lucena
OTPB – Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil
Mat 595
CPB – Conselho dos Pastores do Brasil
Ministério Missão América