EV. DE LUCAs 2, 41-51 - JESUS na Sinagoga com os Doutores das Leis
Evang. de Lucas 2, 41 – 51 – Jesus entre os Doutores da Lei
Lucas nos conta neste trecho do Evangelho, que Jesus, Maria e José, como faziam todos os anos, foram à festa da Páscoa em Jerusalém. Jesus já completara doze anos e subiram para comemorá-la com os Judeus. Depois de três dias, terminada a festa todos que para lá se dirigiram, iniciaram a viagem de volta à casa e, junto caminhavam José e Maria. Depois de um dia andado, achando que Jesus vinha caminhando mais atrás, voltaram para procurá-lo e não o acharam e, aflitos, decidiram ir até Jerusalém, novamente, e o foram encontrar numa Sinagoga, sentado em meio aos doutores da Lei , que o ouviam e faziam-lhe perguntas e, ficavam assombrados com sua sabedoria e respostas. Quando Maria o vê, emocionada, pergunta-lhe :- “ Eis que eu e teu pai estávamos aflitos procurando-o “. Jesus respondeu-lhes :- “Porque me procuráveis? Não sabíeis que devo preocupar-me com as coisas de meu pai? Eles nada entenderam do que Ele quis dizer-lhes e voltaram para casa.
Assim , agimos nós ainda nestes dias, depois de dois mil anos. Tem muitas coisas que ouvimos que Jesus nos diz, através dos Evangelhos, através das pessoas, através de acontecimentos e, ficamos cegos e surdos, sem procurarmos entender os avisos que recebemos, através do Espírito Santo, que Jesus nos deixou para nos ajudar nos momentos difíceis, nos momentos de tentação, nos momentos de perigo. Dizemos que cremos em Jesus, cremos na sua divindade, freqüentamos à Missa , participamos daqueles momentos felizes, por termos a magna oportunidade de encontrarmos com Ele e, recebê-lo na santa Eucaristia ,onde comemos o seu corpo e bebemos o seu sangue, conforme sua promessa na última ceia que participou com os apóstolos e, que são momentos inesquecíveis e vivos no coração de todos aqueles que crêem em Deus e nas suas verdades, “ Tomai e comei todos vós, isto é o meu corpo, que será entregue por vós! Tomai e bebei isto é meu sangue! , o sangue da nova e eterna aliança que será derramado por vós e por todos em remissão dos pecados. Fazei isto em memória de mim! “.
Fazer memória é reviver momentos passados e acontecidos em nossa vida, avivando nosso coração na confirmação da realidade maior que é a presença real de Jesus na Eucaristia. Este ato de Jesus que deixou os apóstolos espantados, para que nós em nossos dias, não pudéssemos duvidar, pois conhecemos também, através dos apóstolos, o que ocorreu após a ressurreição de Jesus Tudo o que Ele falou, tudo o que Ele prometeu, os discípulos confirmaram no convívio diário que tinham com Ele, até a sua subida aos céus, também presenciada por eles. Importante que nos atenhamos às palavras de Mateus, Marcos, Lucas , João , Pedro e, Paulo, todos evangelizadores que conviveram com Ele Mateus, Pedro, João e, outros que o seguiram mesmo sem estar juntos, como Marcos, Lucas e Paulo. E tudo confirmaram sobre a sua vida , a sua morte e sua ressurreição e volta ao pai.
Quando lemos e meditamos as palavras do apóstolo João, ficamos emocionados quando vemos no final do seu Evangelho :- “ Este é o discípulo que dá testemunho de todas estas coisas e as escreveu e sabemos que seu testemunho é verdadeiro . Há , porém muitas outras coisas que Jesus fez e que se fossem escritas uma por uma, nem o mundo inteiro poderia conter os livros que seriam escritos.
É um testemunho muito forte que João nos deixa, que se nos voltarmos para o modo como ele morreu por acreditar em tudo isso, só podemos Ter a nossa fé aumentada a cada vez que o lermos.
A Fé está muito acima da nossa sabedoria, da nossa razão, da nossa inteligência :- “A Fé é a certeza daquilo que não vemos”.
DEUS É BOM !!! DEUS É FIEL!!! = Curitiba, 09/ 08 / 07 – ( b. g. j. )