Preservemos a Família, Salvemos o Mundo

Texto: Êxodo 2:1-10

“Leva este menino e cria-mo, eu te darei teu salário”

Todos nós sabemos que a família é o mais importante bem de uma pessoa. Deus criou a família, antes mesmo de fundar a Igreja. É, portanto uma instituição divina. É no ambiente da família que aprendemos a amar e respeitar a Deus e ao próximo. A família é, portanto o componente principal da Igreja, bem assim da Nação. È nesta instituição que conhecemos princípios básicos e eternos que se obedecidos nos levarão a uma vida espiritual saudável. Neste cenário, todos temos papéis importantes a executar. Neste “dia” as nossas mentes se voltam para as grandes responsabilidades e deveres de cada um de nós, muito especialmente para as mães cristãs. Temos na Bíblia uma galeria de mulheres que nos inspiram a imita-las ou que nos admoesta a não cometer os erros que muitas delas incorreram! No texto em apreço, vemos o lar de Joquebede e Anrão. Sim, Deus tinha um plano especial para esta família! Cuidar e preservar do futuro líder de Israel – Moisés. Joquebede teve coragem, iniciativa, criatividade e, sobretudo fé.

Verificando o texto, vemos como foi sofrido e turbulento vencer os desafios impostos pela situação tais como enfrentar leis injustas de governante ímpio (ler Êxodo 1:16 e 22). Deus, porém tem sido nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Salmo 46:1. Joquebede recebe este auxílio de Deus, quando a filha de Faraó lhe apresenta a proposta do verso 9: ”Leva este menino e cria-mo; eu te darei teu salário”. Podemos imaginar a alegria de Joquebede ao ver seu filho salvo das águas com liberdade para continuar vivo, e ainda com promessa de recompensa financeira! Realmente Deus cumpre suas promessas cf cap 3:7,8 “Tenho visto a aflição do meu povo e desci para livra-los”... Joquebede vê agora a significação do seu nome: “Jeová é Grande”. Diante de tudo isto ela vê a grande responsabilidade de criar um filho adotivo da princesa do Egito! Nós mães do século XXI estamos recebendo esta incumbência desafiadora... neste tempo de dificuldades de toda a sorte, de inversão de valores, de desprezo aos conselhos bíblicos, de irresponsabilidade pelas coisas espirituais cf. o quadro de II Timóteo 3:1-4(ler) ficamos realmente perplexas diante de tal quadro! Sabemos que é tarefa árdua. Há um slogan que adverte-nos: “A mão que embala o berço é a mão que rege o mundo”! Quanta verdade em Provérbios 22:6 “Instrui ao menino no caminho...”

Sim, assim como Joquebede nós temos que preparar os nossos filhos para exercitarem fé, justiça, e temor a Deus . Henry Ford disse: “Dê-me uma criança até 7 anos de idade, e nós a teremos para toda a vida.” Concorda com Provérbios 22:6 e Deut. 6:4-9. Não basta desejar ter filhos convertidos e integrados na comunidade cristã. Devemos ensinar a fé. Para isso não bastam palavras, temos que ser exemplo, na palavra, no trato, na disciplina; contar o que Deus tem feito ontem e hoje e fará eternamente; estudar a palavra, meditar e orar; ensinar os filhos a confiar plenamente em Deus e aceitar o sacrifício de Cristo como oferta vicária por nós. Alguém já disse que para preservar a família temos que conjugar alguns verbos, tais como: amar, orar, perdoar, compreender, falar, calar, ouvir, impedir, permitir, compartilhar. Parece paradoxo! Exclamamos quem é idôneo ou sábio? Mas Tiago 1:5 nos apresenta o conselho: “Peça a Deus sabedoria”. Grande promessa! “Ser-lhe-á dada”. Valores imutáveis na família foram preservados por Joquebede e deverão ser por todos nós hoje,tais como respeito, disciplina, ordem, decência, amor, união. Uma família que observa estes princípios podemos chamar: “Lar, doce Lar”!

Resultados na vida de Moisés – Verso 10 declara que sendo o menino já grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou, chamando-o Moisés- “porque das águas o tenho tirado”. Conforme testemunho de Estevão- o primeiro mártir- em Atos 7:22: Moisés foi instruído em toda ciência do Egito, e era poderoso em palavras e obras!” Como filho da rainha Termutis ele foi instruído em todo o ramo da ciência conforme o costume egípcio para as castas sacerdotais: astronomia(astrologia), medicina, matemática, filosofia religiosa, geometria, música, os hieróglifos, os idiomas assírio e caldeu, bem assim o grego, conforme conta o escritor Filo. Moisés à semelhança de Paulo, era homem erudito! No entanto os ensinos básicos, preliminares de sua mãe prevaleceram! Depois da experiência real com Deus quando o anjo apareceu-lhe no deserto do Monte Sinai, ele optou por obedecer e servir ao Deus Todo-Poderoso dos seus pais. Todos conhecemos as referências ao seu trabalho de líder do Povo de Deus durante tantas anos! Finalmente o verso 37 de Atos 7 apresenta Jesus o que haveria de vir salvar-nos. A Ele ouvireis!...

A vida desta mulher deve inspirar-nos. Ser mãe é realmente difícil! Mas quando se põe Deus como chefe do lar certamente haverá êxito! Deus conta conosco! Sejamos, pois mulheres virtuosas!!

Iracy Edington
Enviado por Iracy Edington em 18/07/2007
Código do texto: T570359