A VERDADEIRA PÁSCOA – Parte I.1
1) Determinando e entendendo o início do ano judaico segundo a Bíblia.
Em nossos dias é muito comum ouvirmos falar sobre a data de a Páscoa ser uma data meramente comemorativa e ilustrativa com muita mídia e propaganda sobre chocolate, coelhinho, etc. Uma verdadeira fantasia que agrada secularmente a todos.
Pois bem! Quero tratar aqui sobre a VERDADEIRA PÁSCOA, aquela comemorada pelo povo hebreu que foi liberto pelo Eterno do Egito.
Então vamos falar sobre:
- o calendário judaico,
- a questão da data da Páscoa,
- sua origem,
- seu verdadeiro significado,
- sua importância para nós atualmente,
- e como devemos atentar para esse dia.
Porém, quero tratar primeiramente sobre o calendário judaico determinado por DEUS. Como foi determinado o início desse calendário e qual a sua correspondência com o calendário usual de nossos dias.
Figura que traz comparativo entre os calendários judaico e gregoriano
http://aquieuaprendi.blogspot.com.br/2013/01/calendario-biblico-parte-2.html
Deuteronômio 16:1 Guarda o mês de Abibe, e celebra a páscoa ao SENHOR teu Deus; porque no mês de Abibe o SENHOR teu Deus te tirou do Egito, de noite.
Êxodo 12:1,2 E falou o Senhor a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo:
Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano.
Êxodo 12:11 Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor.
O calendário judaico é basicamente lunar, pois nele cada mês começa em uma lua nova, pois a palavra hebraica que é usada na Bíblia para significar mês é CHÓDESH, que significa lua nova, e vem da palavra CHADASH, que significa novo.
Para compatibilizar os meses lunares com o ano solar, esta diferença de cerca de onze dias é compensada acrescentando-se em determinados anos um décimo terceiro mês de 30 dias.
Esse décimo terceiro mês é intercalado antes do mês de Adar, e é chamado Adar Rishon, que significa Adar Primeiro, e quando isto acontece, o mês de Adar passa a ser chamado Adar Sheni, que significa Adar Segundo.
Desta forma, temos no calendário judaico anos de 12 e de 13 meses.
http://www.caraita.teo.br/calendario_judaico.htm
Como é possível observar na figura acima e nos versículos em seguida – e nas curiosidades, a relação entre o calendário judaico e o gregoriano é que o judaico começa em meados do mês de março, isso dependendo do primeiro dia da lua nova.
Só para efeito de curiosidade, o dia 1 de Abib de “2016” (5774, rabínico; 5984, karaitas) teve seu início no dia 8 de março de 2016. Então, começou um novo ano judaico a partir do pôr do sol do dia 08 para o dia 9 de março, na lua nova.
http://pt.slideshare.net/HaimbenYisrael/ain-en-que-ao-estamos-5773-o-5983
A importância de se determinar o início do ano judaico está na afirmação bíblica que diz:
Daniel 7:25 ... cuidará em mudar os tempos e a lei...
Então, não se trata apenas da mudança de horário quanto ao pôr do sol, ou quanto ao dia de adoração, mas se trata também de ter conhecimento das luas e das estações com a finalidade da contagem do tempo que falta para a vinda do Messias.