EXERCITANDO A ADORAÇÃO A DEUS – Última Parte
Adoração na participação da Ceia do Senhor.
A Páscoa quando foi instituída exigiu de cada participante a obediência a procedimentos quanto aos alimentos, quanto ao sacrifício, quanto ao horário e dia, quanto à saída do Egito.
Essa era a responsabilidade do participante da cerimônia da Páscoa e as orientações para participar deveriam ser seguidas tal como ordenado em Êxodo 12.
Para participar da Ceia do Senhor, Paulo deixou também instruções:
1 Coríntios 11:27-29 Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.
Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
Também temos procedimentos para participar da Ceia do Senhor, precisamos ter DIGNIDADE, DISCERNIMENTO, RESPONSABILIDADE, HONESTIDADE.
Salmos 24:3,4 Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo?
Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.
Participar da Ceia do Senhor é um ato de adoração, é o ato de “subir ao monte do Senhor”. Eu posso dizer seguramente que dos sacramentos o mais importante, justamente porque é nesse momento que entronizamos a CRISTO em nossos corações. É nesse momento que declaramos que Ele nos alcançou e se fez Rei e Senhor sobre nossas vidas.
Salmos 24:5-7 Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação.
Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó. (Selá.)
Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
Terceira vez eu insisto, isso não é coisa para qualquer um, não mesmo.
Você tem ideia do que significa participar do corpo e do sangue de CRISTO?
Você sabe o valor do sacrifício de CRISTO na cruz? Sabe por quem foi?
Portanto, participar da Ceia do Senhor é um ato sacrificial nosso. É a nossa vez de nos apresentarmos irrepreensíveis, sem máculas. Porque o Senhor está no trono da sua glória. Não podemos nos apresentar diante dele de qualquer jeito.
Entenda: CRISTO morreu para nos dar salvação, vida eterna.
Não venha diante dele sujo;
Não venha diante dele despreparado;
Não venha diante dele com suas candeias apagadas.
1 Coríntios 11:23-26 Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;
E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.
Assim como a Páscoa era um ato em memorial ao livramento do Egito, da escravidão e do sofrimento, da mesma maneira devemos participar da Ceia do Senhor em um ato memorial, até que venha.
Em geral se pensa que o momento da Ceia do Senhor é o momento oportuno para reconciliar-se com os irmãos, momento de pedir perdão.
Esse pensamento está totalmente errado.
A ordem é que é necessário nos apresentamos com coração limpo, quem precisa perdoar ou de perdão não se apresenta com o coração digno. E se não houver perdão sincero? E se for “abraço de paletó”?
Participar da Ceia do Senhor é um ato primeiro individual: examine-se, e segundo congregacional, porque somos corpo BEM ajustados.