EXERCITANDO A ADORAÇÃO A DEUS – Parte VI
Adorar a DEUS através dos MANDAMENTOS.
Ninguém se sente bem a seu lado se você é um tipo de pessoa desagradável ou se você é sempre repreensível.
DEUS não se agrada de quem não obedece à sua palavra.
Portanto, não é possível adorar a DEUS com desobediência, rebeldia e contrariedade.
Entenda bem isso:
A base do juízo de DEUS é os DEZ MANDAMENTOS. Nossos atos e nossa vida serão ou são avaliados sempre através dessa referência.
A maneira mais sublime de se demonstrar grande interesse e apreço por alguém, a melhor maneira de ser agradável a alguém é demonstrando respeito com dedicação e com favor, é provando que você ama essa pessoa tão verdadeira, fervorosa e intensamente quanto possível.
Esse amor não é extremo a ponto de ser doentio, mas é o amor racional, sabedor e inteligente, ou seja, eu sei quem estou amando, eu sei o que fazer para agradar essa pessoa, eu sei amar integramente.
Os primeiros quatro mandamentos tem a finalidade de nos caracterizar, ou seja, quem nós somos para DEUS e de que forma DEUS vê os que a ele obedecem. Vejamos:
1º Compromisso na adoração
Não terás outros deuses diante de mim. (Êx 20:3)
2º Obediência e zelo na adoração
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos. (Êx 20:4,5)
3º Respeito e temor na adoração
Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. (Êx 20:7)
4º Identidade de relação na adoração
Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou. (Êx 20:8-11)
Notei uma coisa muito interessante. A primeira tábua de pedra dos DEZ MANDAMENTOS trata especificamente do relacionamento e comportamento apenas entre duas pessoas: DEUS e você individualmente.
Muito interessante!
Pra você que acha que DEUS não fala com você, acabou de falar.
Não vou fazer menção aqui da segunda tábua de pedra dos DEZ MANDAMENTOS, porque não posso amar a DEUS que não vejo, se não amo a quem vejo.
E também já foi tratado desse assunto e caso queira relembrar veja os meus escritos em “AMOR NÃO FINGIDO”.
É possível adorar a DEUS com quem não obedece a ele?
Provérbio 28:9 O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.
Precisamos mesmo buscar nossa salvação e evitar erros, inclusive os mais simples.
Lembre-se: AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS