EXERCITANDO A ADORAÇÃO A DEUS – Parte I

אני אוהב (אוהבת) אותך (אותך)

'Ani 'ohev ('ohvet) 'otaĥ ('otĥa)

Eu te amo

http://pt.nemoapps.com/phrasebooks/hebrew

Definições:

Adoração

a.do.ra.ção

sf (lat adoratione) 1 Ação de adorar. 2 Demonstração de afeto, respeito ou submissão. 3 Amor excessivo. 4 Objeto adorado. 5 Quadro que representa a veneração dos magos ao menino Jesus. 6 Filos Ato pelo qual reconhecemos a nossa dependência de Deus.

http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=adora%E7%E3o

Amor "eros": Termo grego para o amor sensual. Daí a palavra "erótico". Esse é o amor físico, da carícia, da relação sexual. Quando um rapaz diz para a namorada: "Estou apaixonado por você!", ele quer expressar o amor "eros". Por isso tal amor é também conhecido como paixão. Apesar de tudo isso, esse amor é passageiro.

Amor "fileo": É o amor-amizade, fraternal, social. Desse vocábulo grego ("fileo") temos algumas palavras derivadas, como Filadélfia ("fileo", amor-amizade, e "adelfos", irmãos) que significa "amor entre irmãos" ou "amizade fraternal; Teófilo ("Teos", Deus, e "fileo", amizade ou amigo) que quer dizer "amigo de Deus"; Filantropia ("fileo", amizade, e "antropos", homem) significa "amor humano". Em suma, se você possui boas amizades, logo o que está em evidência é o amor "fileo".

Amor "storge": É o amor conjugal, familiar, doméstico. Longe de ser interesseiro, esse amor é humilde, objetivo e sacrificial. É o amor que une o marido à sua mulher bem como os pais aos filhos. Logo, em um lar onde reina a harmonia, está em ação o amor "storge".

Amor "ágape": Dos quatro, este é o amor maior, pois tem origem no próprio Deus que é a revelação clara desse amor (Jo 3.16; 1 Jo 4.8-18; 1 Co 13.1-13; Ef 5.25). Esse amor é incondicional. Ou seja, não espera nada em troca. Não preciso esperar que alguém me ame para amá-lo. Aliás, com esse amor é possível amarmos até os nossos inimigos (Mt 5.44). Ele também é infalível e eterno, como se pode ver em 1 Coríntios 13.8,13.

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/wp-content/uploads/wp-post-to-pdf-enhanced-cache/1/os-quatro-tipos-de-amor.pdf

Lucas 10:27 E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de TODO O TEU CORAÇÃO e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.

https://www.bibliaonline.com.br/acf/lc/10

A palavra ADORAÇÃO está relacionada com sentimento de uma pessoa para com o Criador.

A palavra AMOR está relacionada com sentimento de uma pessoa para com o seu o Criador e também entre pessoas.

Óbvio, muito óbvio.

Mas pense nessas duas frases após ler as definições acima. Daí você vão perceber que não é óbvio e é mais complicado do que apenas escrever ou falar.

Eu tenho um desafio para você e gostaria que você aceitasse esse desafio. É bem simples, faça uma declaração de adoração e amor para DEUS nos comentários.

Interaja comigo.

Gui Medeiros
Enviado por Gui Medeiros em 18/02/2016
Código do texto: T5547656
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.