EXERCITANDO A FÉ – Parte II
Hebreus 5:14 Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.
É assim mesmo, até para ter fé em DEUS e no seu poder, é preciso ter discernimento do bem o do mal.
Como saber se o que esperamos e queremos é bom para nós?
O desejo intenso de uma determinada coisa pode nos fazer mal, porque DEUS não nos impede os desejos.
Por isso se diz que a cada dia basta o seu mal (Mateus 6:34).
Bom! Se você procura com intensidade agradar a DEUS em fé, você precisa ter conhecimento de um detalhe muito importante, que eu costumo chamar de circulo vicioso que nos interessa:
Salmo 37:4 Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração.
Por que chamo de circulo vicioso?
- Porque se nos agradamos de fazer as coisas de DEUS, ele nos concede o que o nosso coração deseja, e é óbvio que o nosso coração vai desejar as coisas de DEUS. Então DEUS nos abençoa com as coisas que Ele quer nos dar, desde que obedeçamos a Ele.
Então desejar as coisas de DEUS e conhecer quais são essas coisas é que nos faz bem aventurados
Que coisas são essas?
O apóstolo Paulo orienta assim a Timóteo:
2 Timóteo 3:10 Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência, ...
14 Tu, porém, PERMANECE naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,
15 E que desde a tua meninice sabes as Sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
Conhecer essas coisas não é mesmo para qualquer um, não mesmo!
É preciso ser experimentado na doutrina e na fé. Sabe aquela frase: “As coisas de DEUS não são brincadeiras”? Está aqui o motivo.
Na grande maioria das vezes a gente se perde em nossas decisões e isso acontece por falta de discernimento, por falta de saber esperar.
ESPERAR! Essa palavra faz a gente perder a razão de muita coisa, nos faz perder o rumo da vida.
Não saber esperar é nosso grande erro.
SABER ESPERAR! SABER ESPERAR!
A palavra SABER não está aí por mero acaso. Vou ser redundante, mas saber vem de adquirir sabedoria, de ter experiência. Lembra-se dos degraus mencionados no tema anterior? SABER ESPERAR.
Por isso eu disse:
- Conhecer essas coisas não é mesmo para qualquer um, não mesmo!
Esperança em tempos difíceis ou em tempos de crises exige de cada um de nós individualmente:
- temperança
- equilíbrio
- serenidade
- tolerância
- perseverança
- aprendizado
- ter alguns sentidos apurados, tais como: saber ver e saber ouvir.
Vou insistir:
As coisas de DEUS não são brincadeiras.