João Batista
João Batista foi o precursor de Jesus, isto é, aquele que veio preparar o povo para recebê-lo. Ele foi o ultimo dos profetas, escolhido por Deus , não somente para anunciar a vinda do Messias, mas para dizer que ele estava presente no meio de nós.
João Batista apontava para Jesus e dizia: “ Eis o cordeiro de Deus”
Ele se considera pequeno e sem valor diante do filho de Deus. “ Não sou digno de lhe desatar as correias das sandálias” (Mc 1,7).
Á história da sua infância encontra-se no Novo Testamento, no evangelho de São Lucas, capítulo Primeiro, versículos 5 a 23 . Veja ainda (Lc l, 56-80). Alguns fatos da sua vida são narrados também nas outros três evangelhos: São Mateus, São Marcos e São João.
Zacarias e Isabel, os pais de João Batista, moravam numa cidade chamada Ain-Karim. Eram de idade avançada e não tinham filhos. Porém, eles confiavam muito em Deus e rezavam pedindo-lhe um filho.
Isabel sempre recordava as histórias dos milagres que Deus fizera para Sara e Ana, duas mulheres que também não podiam ter filhos. E que só se tornaram mães, quando já eram idosas. E ela dizia: "Deus podia me dar um nenê também".
E não demorou muito para esse milagre acontecer. Certo dia, Zacarias (que era sacerdote), teve uma visão de Deus. Enquanto ele estava no templo servindo e rezando por todo o povo, apareceu-lhe o anjo Gabriel e disse-lhe: "Deus ouviu a oração de vocês; sua esposa vai ter um filho, que se chamará João. Todos vão se alegrar com o seu nascimento". O mensageiro de Deus falou-lhe outras coisas interessantes sobre a missão de João. (Confira suas palavras em Lc 1,15-17.)
Mas Zacarias não acreditou muito e perguntou ao anjo: "Como saberei que isso vai acontecer? Pois sou velho e minha esposa também. Como poderemos ter filho?" O anjo lhe disse: "Você ficará mudo até o dia em que seu filho nascer, porque não acreditou nas minhas palavras".
Quando Zacarias saiu do templo, só se comunicando através de sinais, o povo percebeu que o sacerdote tivera uma visão de Deus.
Ele, porém, não explicou nada a ninguém. Só Isabel compreendeu, pois ficou grávida logo depois. Os dois ficaram muito felizes, e ansiosos, esperavam o nascimento de João.
Pouco tempo depois, uma jovem chamada Maria, que morava na cidade de Nazaré, recebeu também a visita do mesmo anjo, que falara com Zacarias.
Ao receber Maria, Isabel fica tão feliz que João Batista, ainda dentro dela, também vibrou saudando Jesus em Maria.
"Alegre-se Maria"! - disse-lhe ele. Tais palavras a assustaram, mas o mensageiro de Deus continuou: "Não tenhas medo. Porque você vai dar à luz um filho, o próprio Filho de Deus. Seu nome será Jesus.
O anjo lhe contou também que, apesar da velhice, Isabel engravidara e esperava um bebe. Então Maria compreendeu que "para Deus nada é impossível". Ela acreditou na mensagem do anjo e aceitou ser a mãe de Jesus.
Depois que Maria recebeu esta notícia, ela sentiu uma grande alegria. E foi visitar Isabel, sua prima.
"Certamente ela está precisando de ajuda" - pensava Maria. Afinal, não faltava muito tempo para o pequeno João nascer.
Jesus também foi batizado por João Batista (Marcos 1; 1 ao 12) (Mt 3,1-17: Lc3,1-12: Jo 1-19-34)
A morte de João Batista (Mateus 14, 1-12). Morreu decapitado, por causa de sua coragem em regar a justiça e a fraternidade.
João censurou publicamente o rei Herodes que maltratava o povo e se casou com uma mulher que era esposa de seu irmão cfr. Mc 6,17-28).
Para os pescadores dizia: “Convertam – se e acreditem no evangelho”.
Jesus falou a respeito de João Batista: “Sim, eu afirmo que vocês viram um profeta”. (cfr. Lc 7,24-27)
O dia 24 de junho é o dia consagrado a ele, comemoramos com festas e fogueiras.