A ceia de Jesus

A ceia de Jesus ( 1 Cor 10,16-17;11,23-26)

A festa da páscoa, no antigo testamento, era um grande acontecimento para os judeus. Todos os anos eles se reuniam e comemoravam a libertação da escravidão do Egito, com uma refeição igual á que eles tiveram na saída do Egito com Moisés

Jesus foi também para Jerusalém para a festa da páscoa, acompanhado dos seus apóstolos. Jesus sabia que muita gente não gostava dele e que seus inimigos queriam mata-lo. Jesus quis se reunir com seus amigos, para juntos deles fazer a ceia.

Esta ceia de Jesus com seus discípulos foi a celebração muito bonita e significativa: Jesus se torna alimento para todos nós.

Jesus muda o pão em seu próprio corpo e o vinho em seu próprio sangue. Foia forma mais simples que ele encontrou para ficar sempre conosco. Por isso Jesus é o alimento para nossa vida cristã.

O corpo mudado em corpo de Cristo e o vinho mudado em seu sangue é a Eucaristia.

Jesus celebra nesta refeição a Nova Páscoa e deixa um novo mandamento: Ama-vos uns aos outros como eu vou tenho amado.

Dias antes da crucificação Jesus fez uma ceia com seus discípulos reunido com os doze partiu o pão e entregou a eles dizendo: “isto é o meu corpo” (Eucaristia) e pegando o vinho disse “Este é meu sangue”. Fazei isto em memória de mim. Temos a eucaristia para nós dá forças. ( Lucas cap 22 vers 7 ao 21.

OBS: Deve-se estar com as mãos limpas para receber a eucaristia na mão. A mão esquerda deve estar sobre a mão direita para possa receber e colocar na boca com a mão direita. Deve-se comungar na frente do padre ou ministro.

Quando o padre ou ministro fala o corpo de cristo. Responde-se Amém.

A consagração do corpo de cristo é feita na missa pelo padre, portanto na celebração feita pelo ministro a eucaristia já está consagrada. E apenas o padre pode consagrar a eucaristia.

Claudia Matos
Enviado por Claudia Matos em 18/01/2016
Reeditado em 18/01/2016
Código do texto: T5515000
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.