Agência de Boas Notícias 10: canonizados os pais de Santa Teresinha

Santa Teresinha do Menino Jesus (1873-1897), a tão estimada santinha do carmelo que, com o seu "pequeno caminho" tornou-se uma das figuras mais marcantes do seu século (que a ignorava, pois era uma religiosa de clausura no carmelo de Lisièux, França), e em 1997 foi declarada Doutora da Igreja por S.João Paulo II, veio de uma família profundamente católica.
Agora, neste último domingo (ontem) nosso grande Papa Francisco canonizou os pais da santa: Luís Martin e Zélia Guérin. No catálogo dos santos existem vários casais reconhecidos como tais, como prova de que a Cristandade não é só de padres e freiras, mas também de leigos.
Teresinha, que contou sua vida num fascinante livro autobiográfico - a famosa "História de uma alma" - teve quatro irmãs que vingaram, pois alguns filhos do casal morreram cedo. Leónie, Marie, Pauline e Céline, todas se fizeram religiosas.
Os virtuosos e piedosos pais da santinha que entrou na vida religiosa aos 15 anos por verdadeira vocação, aparecem com destaque no livro que não é só narrativo, inclui poemas de Teresinha.
Lembro com saudade do velho exemplar da "História de uma alma" que minha saudosa mãe guardou com tantos anos e que após sua morte, de tão estragado pelos decênios, fui obrigado a jogar fora.
Um esclarecimento: a Igreja Católica não torna ninguém santo, ela não tem esse poder. Apenas declara, após sérios estudos e a decisão do Papa (e aqui funciona a infalibilidade papal) que determinada pessoa em vida exerceu de forma heróica as virtudes cristãs e hoje se encontra no Céu. Ou seja, a Igreja não santifica a pessoa, mas a reconhece como santa.



(imagem da Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus em Ribeirão Preto)