A Palavra da Cruz
Citações de um sermão de C. H. Spurgeon, traduzidas e adaptadas por Silvio Dutra.
"Porque a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos é o poder de Deus." (1 Coríntios 1.18)
Note bem que no versículo 17 Paulo havia renunciado à "sabedoria de palavras." Ele diz que foi enviado para "pregar o Evangelho, não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo não fosse anulada." Está muito claro, portanto, que há uma excelência, elegância e eloquência de linguagem que privaria o Evangelho de seu devido efeito. Eu não tenho ainda ouvido falar que a Cruz de Cristo foi feita de nenhum efeito por uma grande clareza de discurso, nem mesmo por aspereza de linguagem, mas é da "sabedoria de palavras", que é dito ter este poder destruidor. Oh, terrível sabedoria de palavras! Queira Deus que possamos ser livrados de fazer um atentado como este, pois devemos sinceramente evitar toda e qualquer coisa que possa ser tão errônea em sua influência a ponto de tornar a cruz de Cristo de nenhum efeito. A "sabedoria de palavras" funciona mal, às vezes encobrindo as verdades de Deus que deveriam ser estabelecidas da forma mais clara possível.
A doutrina da expiação pelo sangue, que é a essência da pregação da Cruz, é desagradável para muitas mentes e, portanto, certos pregadores tomam cuidado para não apresentá-la muito claramente. Prudentemente, como eles chamam, astuciosamente, como o apóstolo Paulo chamaria, suavizam as características ofensivas do grande sacrifício, esperando que possam por meio de frases bonitas remover um pouco o "escândalo da cruz". Mentes orgulhosas opõem-se à Substituição, que é o cerne da doutrina e, por isso, teorias são adotadas que deixam de fora a ideia de que o pecado é lançado sobre o Salvador e faz com que Ele tenha sido feito maldição por nós. O auto-sacrifício é apresentado como possuindo uma alta influência heróica pela qual somos estimulados à auto-salvação, mas o sofrimento do Senhor, o justo pelos injustos não é mencionado! A cruz, em tal caso, não é de todo a Cruz pela qual os pecadores condenados podem ser consolados e os endurecidos podem ser subjugados.
Aqueles que assim encobrem uma verdade desagradável de Deus imaginam que eles fazem discípulos, enquanto somente estão prestando honra à incredulidade e confortando os homens em sua rejeição da Propiciação Divina para o pecado! Qualquer que seja o significado que pregador possa ter em seu coração, ele será culpado do sangue das almas, se ele não proclama claramente um verdadeiro sacrifício pelo pecado. Muitas vezes a "sabedoria de palavras", explica o Evangelho à distância. É possível refinar a doutrina até a alma dela ter desaparecido. Você pode afirmar tantas distinções agradáveis ​​que o verdadeiro significado é filtrado para longe. Alguns teólogos dizem que eles devem adaptar a Verdade de Deus ao avanço da época, o que significa que eles devem matá-la e atirar o seu corpo para os cães! Afirma-se que a filosofia avançada do século 19 requer uma teologia progressiva para mantê-la atualizada - que significa simplesmente que uma mentira popular, deve tomar o lugar de uma Verdade ofensiva de Deus para o orgulho humano.
Sob o pretexto de ganhar as inteligências cultas da época, "a sabedoria de palavras," tem gradualmente nos levado a uma negação daqueles princípios básicos pelos quais os mártires morreram! São desculpas para o Evangelho, cuja essência do que é concedido para o incrédulo, é pior do que a infidelidade. Eu odeio aquela defesa do Evangelho, que o lança para o chão com a intenção de preservá-lo da destruição. A "sabedoria de palavras", no entanto, é mais frequentemente usada com a intenção de adornar o Evangelho e fazer com que pareça um pouco mais bonito do que seria na sua forma natural. Eles iriam pintar a rosa e esmaltar o lírio, adicionar a brancura à neve e o brilho ao sol! Com suas velas miseráveis ​​eles nos ajudariam a ver as estrelas! Oh excesso de mal!
A Cruz de Cristo é sublimemente simples - enfeitá-la é desonrá-la. Não há declaração sob o céu mais musical do que esta - "Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões". Todos os sinos que você pudesse tocar para torná-la mais harmoniosa só acrescentaria uma nota à melodia celestial que é, em si mesma, tão doce que encanta os harpistas diante do trono de Deus! A doutrina de que Deus desceu sobre a terra, na natureza humana e que nesta natureza levou os nossos pecados, as nossas dores e fez expiação por nossas transgressões pela morte na cruz, que é, em si mesma, a poesia ímpar, a perfeição de tudo que é enobrecedor no pensamento e credo! Ainda a tentativa é feita para decorar o Evangelho como se ele precisasse de algo para recomendá-lo ao entendimento e ao coração.
O resultado é que as mentes dos homens são atraídas para longe do Evangelho, e se voltam para o pregador ou para algum ponto absolutamente indiferente. Os ouvintes levam para casa pedaços charmosos de poesia, mas esquecem o sangue precioso! Lembram-se das metáforas elaboradas de modo delicadamente trabalhado, mas esquecem as cinco chagas e deixam de olhar para o Senhor Jesus para serem salvos! A Verdade de Deus é enterrada sob flores! Irmãos, vamos cortar dos nossos sermões tudo o que leva a mente dos homens para longe da cruz! Um olhar para Jesus é melhor do que o olhar mais atento em nossas joias de discursos! Cristo deve estar sempre em primeiro plano e os nossos sermões devem apontar para ele, ou eles vão fazer mais mal do que bem. Devemos pregar a Cristo crucificado e colocá-lo firme como o sol no céu, como a única luz dos homens!
Alguns parecem imaginar que o Evangelho não contém dentro de si força suficiente para a sua própria divulgação e, portanto, sonham que para se ter poder entre os homens deve ser através da forma lógica em que é colocado, caso em que toda a glória é da lógica, ou da maneira agradável do que é afirmado, caso em que toda a glória é para a retórica. A noção atual é que devemos procurar a ajuda de prestígio, ou talento, ou novidade, ou excitação, porque o Evangelho, em si, a doutrina da Cruz, é, em si, impotente em suas mãos. Deve ser sustentado pelo poder externo e levado, como por uma enfermeira, onde ele deve ir. Razão, eloquência, arte, música, ou alguma outra força deve introduzi-lo e apoiá-lo, ou ele não fará qualquer avanço.
Essa não é a noção de Paulo! Ele fala da cruz de Cristo como sendo em si o poder de Deus, e ele diz que é para ser pregada, "não em sabedoria de palavras," para que o poder não seja atribuído à referido sabedoria de palavras – e a cruz de Cristo deveria provar que têm, por si só, poder independente! Paulo não teria degradado assim a Cruz por um momento e, portanto, apesar de qualificado para disputa com escolásticos e filósofos, desprezou deslumbrá-los com argumentos e sofismas. E, embora ele pudesse falar com magistral energia - deixe suas Epístolas darem testemunho disto - ainda ele usou muita ousadia no falar, para que a força de seu ensino pudesse estar na Doutrina, em si mesma, e não em sua linguagem, estilo, ou forma de entrega.
Ele estava ardendo em zelo pela honra da Cruz e não o espalharia por nenhuma força, senão a sua própria, como ele mesmo diz, nos versículos 4 e 5 do segundo capítulo desta Epístola, "A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus." Depois de limpo o nosso caminho da sabedoria de palavras, chegamos agora à palavra de sabedoria.
O original não diz "a pregação da cruz", mas "a palavra da cruz." Isto coloca diante de nós exatamente o que é o Evangelho, que é "a palavra da cruz." Do que pude perceber, em primeiro lugar, a Cruz tem um ensinamento uniforme, ou palavra. Estamos sempre pregando a palavra da cruz e a cruz não tem muitas palavras, mas uma. Não há dois evangelhos mais do que há dois deuses, não existem duas expiações mais do que há dois salvadores.
Há um Evangelho como há um só Deus, e há uma expiação como há um Salvador. Outros evangelhos não são tolerados entre os cristãos sinceros. O que o Apóstolo diz? "Se nós ou um anjo do céu vos anunciar outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, que ele seja ouvido falar aberta e tranquilamente confraternizem com ele"? Nada disso! Vou citar as Escrituras. Paulo diz: "Que ele seja anátema." Paulo amava as almas dos homens e tolerar veneno espiritual é ajudar e estimular o assassinato de almas! Não há Evangelho debaixo do céu, senão o Evangelho de Jesus Cristo!
Mas o que dizer de outras vozes e outras palavras? Elas não são as vozes do céu, nem palavras de Deus, pois Ele não tem, em um lugar, falado uma coisa, e em outro lugar, outra! Também não está de acordo com o espírito do Evangelho que deve haver uma forma de Evangelho para os primeiros seis séculos e, em seguida, uma outra forma dele para o século 19. Não está escrito: "Jesus Cristo, é o mesmo ontem, hoje e para sempre"? Se a Expiação estivesse em andamento. Se o grande Sacrifício não estivesse completo, então eu poderia entender que deveria haver progresso na pregação disto. Mas, na medida em que, "Está consumado", foi pronunciado por Cristo na cruz e em seguida, ele abaixou a cabeça e entregou o espírito, não pode haver desenvolvimento no fato ou na doutrina!
Na medida em que a Palavra do Senhor, que descreve aquela Expiação está tão completa que aquele que acrescenta algo a isto terá as pragas que estão escritas neste livro adicionadas a ele (Apo 22.18), entendo que não há tal coisa como uma palavra progressiva da Cruz, mas que o Evangelho é o mesmo Evangelho de hoje como era quando Paulo, no início, o proclamou! A palavra da Cruz, uma vez que é a Palavra expressa de Deus, permanece para sempre! Gerações de homens vêm e vão como crescimentos anuais da erva do campo, mas a Palavra do Senhor permanece sempre a mesma em todos os lugares, a mesma para todas as nacionalidades, a mesma para todos os temperamentos e constituições de mente!
"Ninguém pode colocar outro fundamento, além do que já está posto." A partir desta palavra eu afirmo, em seguida, que a doutrina da Expiação é uma palavra em oposição a muitas outras palavras que estão constantemente sendo proferidas (mesmo em nome de Cristo). Nós pregamos Cristo crucificado e Sua voz da Cruz é: "Olhai para mim e sejam salvos." Mas outra voz clama: "Faça isso e você viverá." Sabemos que isso: é a voz da Antiga Aliança que o Senhor Jesus tem removido, tirando a primeira Aliança para que Ele possa estabelecer a segunda. A doutrina da salvação pelas obras, a salvação por sentimentos, a salvação pela religiosidade exterior não é a palavra da Cruz, que fala em outra completamente diferente! A chamada para a salvação pelas obras é uma voz estranha dentro do rebanho da Igreja, e as ovelhas de Cristo não a seguirão, porque não conhecem a voz dos estranhos.
A palavra do Evangelho fala desta maneira: "A palavra está perto de ti, próximo da tua boca e em teu coração." Esta é a palavra da fé que pregamos, que se você confessar com a tua boca o Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. "Acreditar e viver" é a palavra da cruz! Muito menos podemos considerar a palavra de cerimonialismo e clericalismo que ainda permanece entre nós. Pensávamos que era um eco chato do passado morto, mas, infelizmente, é uma voz poderosa e está constantemente se levantando. O sacerdote está clamando: "Confesse-se a mim e você terá perdão! Execute esta cerimônia e submeta-se a esse outro rito e você receberá uma bênção sagrada por meio de homens ordenados do Céu!"
Nós não conhecemos essa voz, pois é a voz de falsidade! Aquele que crê em Cristo Jesus tem a vida eterna! Nós somos completos nEle e não sabemos nada de um sacerdote, exceto que um Sumo Sacerdote, que, por seu único sacrifício, aperfeiçoou, para sempre, os que são separados! Vozes aqui e ali são ouvidas como murmúrios de entre os túmulos, estas são as divagações de superstição, dizendo: "Eis aqui", e: "Eis aí", e um homem tem isto revelado a ele para outros. Mas não temos qualquer consideração para estes, porque Deus falou e nossa pregação, a partir de agora nada mais é que "a palavra da cruz", que nada mais é do que a palavra do Filho de Deus crucificado, que nos amou e se entregou Si mesmo por nós!
Que a cruz fale novamente e o que ela diz, com uma voz mais alta! Deus ama os homens e se deleita em misericórdia! Embora Ele ame a justiça e odeie a impiedade, todavia Ele ama os filhos dos homens, tanto que ele dá o seu Unigênito para morrer para que os pecadores possam viver! O que mais Deus poderia ter feito para provar seu amor pela humanidade? "Deus prova o seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós." O amor dentro desse glorioso ato não precisa dizer, ele diz a si mesmo! Deus teve apenas um Filho, um com Ele pela união mística e Ele enviou aqui embaixo para tomar a nossa natureza, que, sendo encontrado em forma de homem, Ele pudesse morrer em nosso favor, Ele se fez pecado por nós para que pudéssemos ser feitos a justiça de Deus nEle! "Porque Deus amou o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." A palavra da cruz é, "Deus é Amor". Ele não deseja a morte do pecador, mas que ele se converta a Ele e viva!