Consciência; a quarta testemunha

“Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; estes três são um. E três são os que testificam na terra: o Espírito, a água e o sangue; estes três concordam num.” I Jo 5; 7 e 8

Sempre que alguém é chamado a testemunhar, o é acerca de um fato qualquer que presenciou, conhece. O texto supra apresenta um tríplice testemunho no Céu; outro igual, na Terra. O que há de tão importante que careça ser testificado lá e cá?

O contexto aborda a certeza de filiação Divina dos salvos. “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido. Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.” VS 1 e 2 Além dos referidos testemunhos externos temos outro íntimo que confere a mesma certeza, quando, amamos o próximo e obedecemos aos mandamentos Divinos; isso, em última análise equivale a amar Deus.

Tão importante como as testemunhas; “Espírito Água e Sangue” pois atua em consonância com elas, nossa consciência, quando, andamos retamente.

O primeiro da lista é o Espírito, Agente estimulador da conversão que identifica e separa para Deus o convertido. “…depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.” Ef 1; 13

A água não deve ser entendida literalmente, embora, o batismo nas águas seja um testemunho público de que passamos a pertencer ao Senhor. Esse ritual não obra a salvação, antes, testifica o que outra Água, a Palavra, fez. O mesmo Salvador figurou-a assim. “Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.” Jo 4; 14

Espere! Diria um mais atento. No Céu o testemunho é posto aos cuidados do “Pai da Palavra e do Espírito”; por que no Céu Palavra é Palavra, na Terra vira água? Porque lá não há necessidade de lavar nada, a sujeira reside na Terra, em nós.

Falando da Igreja Paulo diz que Cristo atuou “Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,” Ef 5; 26 O selo do Espírito é renovo de vida, sucedendo à mensagem purificadora da mesma. “Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,” Tt 3; 5

Por fim, o testemunho do Sangue tem a ver com a Justiça de Deus. Dado que “o salário do pecado é a morte” e todos pecaram; resta morrer. Certo, o Salvador o fez em nosso lugar. Entretanto, a eficácia do sacrifício incide apenas sobre os que se identificam via renúncia dos anseios naturais, com Sua renúncia.

A diferença é que a Dele levou a verter Seu Sangue; a nossa demanda apenas mortificar as obras da carne. Aceitamos publicamente tal sorte quando nos batizamos, como ensina Paulo. “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” Rom 6; 3 e 4

Então, podemos “roteirizar” a salvação assim: A Palavra testifica que somos pecadores; insta conosco a que nos arrependamos; O Espírito coopera com a Palavra estimulando-nos a aceitar a Salvação; quando convence, “sela”; passa a habitar em nós para nos fortalecer; o Sangue grita a certeza tanto do amor e perdão, quanto, da justiça Divina reunidos na entrega de Cristo.

Claro que uma salvação obrada assim, deve ensejar em nós temor, reverência santa, anseio de purificação progressiva para a comunhão com Deus ser restabelecida. A purificação ritual feita no sacerdócio levítico empalidece ante a excelência do Salvador. “Porque, se o sangue dos touros e bodes e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos os santifica, quanto à purificação da carne, quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno ofereceu a si mesmo imaculado a Deus purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?” Heb 9; 13 e 14

Purificar para servir; eis o labor da Água e do Sangue! Os que a usam para saciar a sede riquezas agem quais carpideiras após o cortejo das obras mortas. Tão sério quanto faltar água em residências é faltar a saudável Palavra nas igrejas; mas, muitas acostumaram já com a louça suja.