O Respeito Devido a Deus Como Pai
(I Pedro 1.17-25)
Por Matthew Henry
A santa confiança em Deus como Pai e o temor que se deve a Ele como Juiz, harmonizam-se; e considerar sempre a Deus como Juiz torna-o querido como Pai para nós.
Se os crentes fizerem o mal, Deus os visitará com correções. Por isso, os cristãos não devem duvidar da fidelidade de Deus às suas promessas, nem devem dar lugar ao temor por sua ira, mas devem reverenciar sua santidade. O professo que não teme está indefeso, e Satanás o cativa à sua vontade; o professo desalentado não tem um coração adequado para servir às suas vantagens e é facilmente levado a render-se.
O preço pago pela redenção do homem foi o precioso sangue de Cristo.
Não somente a conversa má, como também a que não traz benefícios é altamente perigosa, ainda que se diga que é por costume. Néscio é determinar: Eu viverei e morrerei de tal forma, porque assim fizeram os meus antepassados.
Deus tinha propósitos de favor especial para o seu povo muito antes que manifestasse tal graça a eles. Porém, a claridade da luz, os suportes da fé e o poder das ordenanças são todos muito maiores do que os que foram antes, desde que Cristo veio à terra. O consolo disto é que havendo sido feitos um com Cristo por fé, sua glória presente é uma garantia de que onde Ele estiver, nós também estaremos (Jo 14.3). A alma deve ser purificada antes que possa abandonar seus próprios desejos e indulgências. A Palavra de Deus implantada no coração pelo Espírito Santo é um meio de vida espiritual que nos estimula ao dever, realizando uma mudança total nas disposições e afetos da alma até que a leve à vida eterna.
Em contraste com a excelência do homem espiritual renovado, nascido de novo, observe a vaidade do homem natural. Em sua vida e em sua queda, é como uma planta, a flor da erva que rapidamente murcha e morre. Devemos ouvir, receber e amar a santa Palavra viva, e mais que isto, empenhar-nos completamente para não perdê-la; deve-se tirar todas as coisas do lugar que é devido a ela. Devemos guardá-la em nosso coração como nosso único tesouro e dádiva segura do tesouro de glória que há para os crentes no céu.
Comentário dos livros do Velho Testamento:
http://livrosbiblia.blogspot.com.br/
Comentário do Novo Testamento:
http://livrono.blogspot.com.br/
Mensagens:
http://retornoevangelho.blogspot.com.br/
Escatologia (tempo do fim):
http://aguardandovj.blogspot.com.br/