JMJ RIO2013
Exatamente há um ano, me encontrava entre uma multidão que totalizava aproximadamente 3 milhões e meio de pessoas.
O motivo era o mesmo; estar compartilhando com jovens do mundo inteiro a mesma fé que juntos professamos. O local era um que talvez não fosse muito adequado para este tipo de evento, mas que com a alegria e entusiasmo da juventude se tornou o berço da maior manifestação católica que o Brasil já tinha visto. A praia de Copacabana foi o palco para a grande celebração que aconteceu no dia 28/07/2013. Ali se cumpria a profecia do beato João Paulo II que dizia que a Igreja só seria jovem, quando o jovem fosse igreja, e de fato foi o que vimos e vivenciamos. Era uma multidão de jovens que por livre e espontânea vontade ia dizendo o seu sim a Deus e se comprometendo a fazer mais um discípulo entre todas as nações. Era uma juventude que marcava uma nova geração que estava disposta a mudar, a ser realmente Igreja, mostrando sua jovialidade, alegria e fé.
Os dias de Jornada foram intensos, cada dia era uma experiência maravilhosa. As amizades, os momentos vividos, as loucuras feitas, tudo isso ficará para sempre guardado em nossas memórias. Foi aplausivo a forma como os cariocas acolheram este evento. Eles abriram mais que suas portas, abriram seus corações. Ainda hoje me pergunto o que foi a JMJ para mim e me deparo com inúmeros momentos que me impedem de defini-lo com precisão.
Sem dúvidas o dia que consegui de forma milagrosa, diria assim, chegar até o Cristo Redentor foi um desses momentos marcantes. O que dizer então da emoção vivida ao ver de perto o maior símbolo da Humildade dos últimos tempos? Com seu aceno e gesto de benção, o papa Francisco espalhava entre nós sua alegria e simplicidade. As filas quilométricas para o uso do banheiro deixavam de ser cansativas para se tornarem um lugar para conhecer novas pessoas de outras culturas. O momento que chegávamos aos ônibus, metrôs era sempre introduzidos com o refrão; “Sou estrangeiro aqui, o céu é o meu lugar. É de onde vim é pra onde vou, é lá... onde eu vou morar!”, sempre contagiando a todos com essa alegria expressiva por fazermos parte da geração JMJ Rio 2013. O silêncio que o papa pediu naquela praia foi surpreendente! O que ele dizia era impressionante, parecia que ele tava falando só pra você , de maneira tão intima e particular que talvez nem as pessoas mais próximas de você conseguiria falar daquela maneira. O cansaço era inevitavel, mas a nossa fé se sobressaia. Era ela que nos motivava a enfrentar ora o frio com chuva, ora calor com um sol que ardia no corpo. Valeu a pena as cinco horas que passei em pé para ver o papa. Valeu a pena a noite que dormi na praia, mesmo sendo exposto ao frio que cobertor algum continha. Valeu a pena, passar alguns dias longe de casa, de tudo e de todos á fim de vivenciar uma experiência que não tinha idéia de tamanha profundidade.
A Jornada foi sem dúvidas a representação viva de um episódio bíblico; a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos no cenáculo. Vejamos: Deus através de Jesus queria ficar conosco e nos envia o espírito da verdade. Os discípulos estavam ali reunidos por que estavam trancados, com medo. De repente o Espírito desce como em forma de línguas de fogo sobre cada um. Sabemos que a missão da Igreja começa ali, naquele momento com a presença materna de Maria que é mãe da Igreja. Afinal ela viu essa Igreja nascer, reza com ela e opta permanecer com ela. Na Jornada Mundial da Juventude não foi diferente; estávamos reunidos em um local, a praia seria o novo cenáculo, com a presença intercessora de Nossa Senhora, representada pelo ícone. Estávamos com medo, os medos comuns de todos os jovens; desemprego, falta de fé, violências e etc. Mas Deus nos mandou o seu Espírito de amor sobre cada um naquele dia através da bênção do papa, que nos convocou e nos deu a mesma missão que o Espírito deu outrora aos discípulos; de ser igreja e fazer igreja entre todas as nações. As diversas línguas, culturas e nações representadas por aqueles jovens significavam a nova vinda do Espírito Santo sobre a Igreja que é viva e que é Jovem.
Tenho orgulho de ter participado da maior manifestação católica do mundo!
Tenho orgulho de ser da geração JMJ Rio 2013!