Citações do livro O Amor de Deus
Por John Gill
“O principal objeto do amor de Deus é Ele próprio. O amor-próprio está em todos os seres inteligentes; nem é desaconselhável, quando não é levado a um excesso criminal, e em detrimento dos outros; ninguém é obrigado a amar os outros mais do que a si mesmo, mas como a si mesmos (Mateus 22:39). Deus em primeiro lugar e principalmente, ama a Si mesmo; e, portanto, ele tem feito a Si mesmo, isto é, a Sua glória, o fim último de tudo que ele faz na natureza, providência e na graça (Provérbios 16:4; Romanos 11:36; Apocalipse 4:11; Efésios 1: 6) e sua felicidade está em contemplar a Si mesmo, Sua Natureza e Perfeições; e neste amor, a complacência e deleite que Ele tem em Si mesmo; Ele não precisa nem pode haver qualquer coisa fora de Si mesmo que possa adicionar algo à Sua felicidade essencial.”
“As três Pessoas Divinas na Divindade mutuamente se amam; o Pai ama o Filho e o Espírito, o Filho ama o Pai e o Espírito, e o Espírito ama o Pai e o Filho.”
“[...] ele tem um amor geral a todos os homens, pois eles são as Suas criaturas, a Sua descendência, e a obra de Suas mãos; Ele os auxilia, preserva-os, e dá as graças de Sua providência comum sobre eles, (Atos 17:28, 14:17, Mateus 5:45), mas ele tem um amor especial pelos homens eleitos em Cristo; que é chamado de seu “grande amor” (Efésios 2:4) que Ele escolheu e abençoou com todas as bênçãos espirituais nEle, (Efésios 1:3, 4), e este o amor é distinguidor e diferenciador (Malaquias 1:1-2; Romanos 9:11-12).”
“O amor do Filho de Deus aparece ao esposar as pessoas dos eleitos, esses filhos dos homens, em quem seus deleites estavam antes que o mundo existisse, (Provérbios 8:31; Oséias 2:19) em tornar-se a Sua garantia para o bem, assumindo a sua causa, se engajando em fazer a vontade de Deus com a alegria que ele fez; que era realizar a sua Salvação, (Salmo 40:6-8; Hebreus 7:22) em assumir sua natureza, na plenitude dos tempos, para redimi-los, operar uma justiça, e fazer sua reconciliação, (Gálatas 4:4-5; Romanos 8:3-4 ; Hebreus 2:14, 17), dando a Si mesmo em Sacrifício por eles; entregando a Sua vida por causa deles; e derramando seu sangue para a purificação de suas almas, e a remissão de seus pecados (Efésios 5:2, 25; Tito 2:14, 1 João 3:16, Apocalipse 1:5).”
“[...] amabilidade ou a beleza que está nos santos, é devida à justiça de Cristo, imputada a eles; esta é a beleza que é colocada sobre eles, na qual eles são feitos perfeitamente formosos; e com a Graça santificadora do Espírito, pela qual eles são todos gloriosos interiormente, e aparecem nas belezas da santidade; portanto tudo isso é fruto do amor de Deus, e não a causa disso.”
“Nem são as boas obras a causa deste amor; pois isso, pelo menos, em uma instância disto, foi antes do bem ou o mal ser feito, (Romanos 9:11, 12) e em outros casos, irrompeu em direção a eles, e veio sobre eles enquanto eles ainda estavam em seus pecados, e antes que eles fossem capazes de realizar boas obras, (Romanos 5:8, Tito 3:3-4; Efésios 2:2-4) e como pode isto ser pensado, que, das melhores obras dos homens que são tão impuras e imperfeitas chegando a ser consideradas como trapo da imundícia, que estas devem ser a causa do amor de Deus aos homens? Não, até mesmo a própria fé não é; isto „é dom de Deus‟, e flui do amor eletivo, e é um fruto e evidência dele (Efésios 2:8; Atos 13:48, Tito 1:1).”
“Deus ama os homens, e não porque eles têm fé; mas eles têm fé dada a eles, porque Deus os ama; é verdade, de fato, que sem fé é impossível agradar a Deus‟; isto é, fazer as coisas que são agradáveis à Sua vista; mas, então, as pessoas dos eleitos de Deus, podem ser, e são, agradáveis a Deus, em Cristo, antes da fé, e sem ela.”
“O amor de Deus é eterno, ele não começa no tempo, é sem começo, é desde a eternidade: isso é evidente a partir do amor de Deus a Cristo, que era, antes da fundação do mundo; e com o mesmo amor que ele O amava, ele amava o Seu povo também, e bem antes, (João 17:23-24) e de vários atos de amor a eles na eternidade; como a Eleição deles em Cristo, o que supõe Seu amor a eles, (Efésios 1:4) a Aliança da Graça feita com eles, na qual, as concessões da Graça e promessas de glória, foram feitas antes dos tempos dos séculos; e Cristo foi estabelecido como o Mediador da mesma desde a eternidade. Todas estas são fortes provas de amor a eles (2 Timóteo 1:9, Tito 1:2; Provérbios 8:22, 23.).”
“O amor de Deus é imutável, inalterável e invariável; é como ele, o mesmo hoje, ontem e para sempre‟, e, de fato, Deus é amor; e esta é a sua natureza; é o próprio; e, portanto, deve ser, sem qualquer variação, ou sombra de mudança.”
“[...] o dom do próprio Deus, na Aliança Eterna; o dom do Seu Filho para morrer por eles, quando em seus pecados; e o dom do Espírito Santo a eles, a fim de regenerar, vivificar e convertê-los; o próprio céu, a vida eterna, não é um dom maior do que estes; e ainda assim eles foram todos dados antes da conversão.”
“A conversão é uma mudança neles; os traz do poder de Satanás a Deus, das trevas à luz, da escravidão para a liberdade; da comunhão com homens maus para a comunhão com Deus, mas não faz mudança no amor de Deus; Deus muda suas dispensas e relacionamentos com eles, mas nunca muda o Seu Amor; às vezes ele repreende e os castiga, mas ainda assim Ele os ama; Ele às vezes esconde o rosto deles, mas seu amor continua o mesmo, (Salmo 89:29-33; Isaías 54:7-10) as manifestações de Seu Amor são várias; para alguns são maiores, para outros menores; e, assim, para as mesmas pessoas, em momentos diferentes; mas o amor em Seu próprio coração é invariável e imutável.”
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Comentário dos livros do Velho Testamento:
http://livrosbiblia.blogspot.com.br/
Comentário do Novo Testamento:
http://livrono.blogspot.com.br/
Mensagens:
http://retornoevangelho.blogspot.com.br/
Escatologia (tempo do fim):
http://aguardandovj.blogspot.com.br/