Medo de Deus

Medo de Deus

Em pleno século XXI, a era da informática, viajem espacial, explosão nos meios de comunicação; em que as noticias são informadas em tempo real. Encontramos uma grande parte da humanidade com medo de Deus. Isso tem acontecido desde o principio da criação devido à queda do homem no pecado, e tem se estendido até os dias atuais. Vejamos o inicio.

Gênesis 3:9-10

09 - E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estais?

10 – Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque eu estava nu, tive, e me escondi.

Entendemos que no evento de desobediência do homem para com Deus, gerou um sentimento negativo de pavor as coisas Divinas; de maneira que até os dias de hoje é estendida essa maldição.

Contudo o Senhor Deus nunca desistiu da raça humana e criou uma forma de reconciliação do pecado e medo, que tecnicamente os teólogos chamam de Proto-evangelho (Proto = início, primeiro / Evangelho = Do grego, Boa Notícia, Boa Nova, Boa Mensagem, Comunicação de Deus aos homens). Que aconteceu no Livro da Gênesis 3:15.

Gênesis 3:15

Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferira a cabeça, e tu lhe ferira o calcanhar.

O Proto-evangelho era exatamente a Boa Notícia que da descendência da mulher Eva, nasceria um varão Jesus Cristo que esmagaria a cabeça da serpente o diabo, e ele lhe feriria o calcanhar evento que aconteceu na cruz do calvário quando Jesus foi humilhado para resgatar a humanidade. Porém o segredo da mensagem não está somente na morte de Cristo pagando a Deus uma divida que nos separava e gerava medo. Mas, na ressurreição. Vejamos I Epistola de Paulo Aos Coríntios

I Aos Coríntios 15:54-55

54 – Porque quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprira a palavra que está escrita: Tragada foi à morte pela vitória?

55 - Onde está ó morte, o teu aguilhão?

56 – O aguilhão da morte é o pecado e a força do pecado é a lei.

Encontramos também na Epistola de Paulo aos Colossenses a nossa vitória sobre o pecado e medo.

Colossenses 2:13-14

13 - E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os vossos delitos;

14 – Tendo cancelado o escrito de divida, que era contra nós e que consertava de ordenança, a qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente encravando-o na cruz.

O apostolo Paulo tomou um exemplo interessante que acontecia na sua época. Isso era: Quando alguém possuía uma dívida que não podia pagar, o credor tinha o direito de fixar uma nota escrita na porta do devedor mostrando o valor e o objeto que havia sido comprado e não quitado.

Aplicando para as nossas vidas, tínhamos fixado na porta da nossa vida uma dívida de pecado que condenava a nossa alma. Então Jesus Cristo se propôs a quitar o nosso debito. Todavia não devemos temer a presença de Deus em nossa existência; porque a fobia as coisas celestiais pode nos levar a condenação eterna. Não temos mais que levar as bagagens de satanás no nosso dia a dia, porque são lixos espirituais que nos separa de Jesus Cristo.

Romanos 8:1-2

01 – Agora, Pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.

02 – Porque a lei do Espírito da Vida, em Cristo Jesus, te livrou do pecado e da morte.

Normalmente as pessoas não temem:

• Roubar;

• Matar;

• Adulterar;

• Destruir a vida de outrem;

• Se envolver com espiritismo;

• Bruxaria;

• Idolatria;

Porque ao invés do medo de Deus, não sentimos o seu amor que é derramado na face da terra a todo instante.

1 João 4:18

No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.

As falsas religiões criam um ícone de um deus irado, policial, juiz que está esperando cada falha humana para punir. Isso é uma teologia diabólica que foi disseminada desde o inicio para separar-nos de Deus.

Conquanto que não devemos esperar um Ser Supremo como um carrasco; mas cheio de amor e perdão para nos entregar. Porém, é necessário o arrependimento e separação do pecado para que assim possamos sentir a verdadeira alegria sem temor.

Observe o quanto somos catequizados as coisas negativas. Normalmente quando damos grandes gargalhadas diante fatos engraçados; imediatamente alguém diz: Para de rir, senão você vai ter um grande desgosto. E acreditamos nisto. Da mesma sorte quando estamos extasiados diante de um prazer ou alegria, vêm lances de pensamentos que o dia seguinte será acometido de algum problema.

Nesse ciclo vicioso de negatividade e medo até o dia de domingos que é de descanso e lazer, a maioria das pessoas sofre de uma depressão inexplicável. E quando isso não ocorre no inicio do dia, advém com a chegada da noite, que se desenrola com um vazio e incerteza do amanhecer na segunda-feira. Podemos comparar com um túnel escuro de pensamentos, medo, culpa e solidão. Mas devemos vencer esse temor porque tudo isso acontece em primeiro lugar quando nos separamos de Deus.

Epistola de Paulo aos Romanos 8:34-19

33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.

34 Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.

35 Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?

36 Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.

37 Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.

38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,

39 Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

O Senhor Deus sempre nos entregou a convicção do seu amor e perdão; as demais coisas negativas acontecem dentro do nosso coração e da parte Divina.

Vejamos o último Versículo que fala no amor de Deus.

Isaias 41:10

Não temas, porque Eu sou contigo; não te assombres, porque Eu sou o teu Deus; Eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha mão direita

Presbítero Robson Colaço de Lucena