OCTOGÉSIMA QUARTA AULA DE TEOLOGIA
OCTOGÉSIMA QUARTA AULA DE TEOLOGIA.
POR HONORATO RIBEIRO.
No evangelho de Mateus narra que Jesus apareceu a João Batista para ser batizado, no rio Jordão. Ora, o batismo de João era fazer penitência e não era sacramental. Todos que ocorriam a ele eram pecadores e teriam de fazer penitência no deserto como indulgência de seus pecados. Mas Jesus tinha pecado para ser batizado e ir ao deserto fazer penitência? Por isso João lhe disse: “Eu devo ser batizado por ti e tu vens Amim!” Mas Jesus lhe respondeu: “Deixa por agora, pois convém cumpramos a justiça completa”. João entendeu e O batizou. Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus. E do céu baixou uma voz: “Eis meu Filho muito amado em que ponho minha afeição”.[Mt 3, 13-17; Mc 1, 1-8; Lc 3, 1-9. 15-18; Jo 1, 19-28]. Todos os evangelistas narram o batismo de Jesus. Aqui não se trata de glosa, e nem colocação na boca de Jesus. Bem, agora vou explicar teologicamente esse relato dos evangelhos. Jesus se apresenta para ser batizado, não porque era pecador, mas aceitou sê-lo, no lugar de Adão. [Simbolismo da humanidade]. Por quê? Porque Adão era perfeito [toda a humanidade antes do pecado] e vivia no Paraíso feliz e vendo a Deus. Mas, não querendo ser mais santo e feliz, quis caminhar sozinho sem Deus, mas ele mesmo sendo deus. E assim caiu frágil como barro cometendo o pecado do egoísmo. Cometendo, criou-o os sofrimentos, e a morte. Não aceitou ser batizado e nem tampouco fazer penitência após a queda do pecado. Essa triste história da queda dos primeiros viventes, toda a humanidade herdou deles o pecado original. Deus, então, prometeu um salvador que viesse nascer de uma virgem [Deus a preservou do pecado original], para assumir todos os erros da humanidade. Assumiu todos os pecados de todo mundo, desde Adão, até o último a nascer. [Jo 1, 1-4]. Jesus ao ser batizado por João assumiu ser o novo Adão. O velho Adão foi o criador do pecado e da morte; não quis fazer penitência e nem jejuar após ter pecado. Jesus veio fazer penitência e jejuar, no lugar de Adão, o pecador. [Somos todos herdeiros dele]. Com esse agir, com essa atitude de grande amor, Jesus assumiu todo o pecado dos primeiros habitantes e de toda a humanidade, sofrendo e morrendo para nos dá vida nova, santa e eterna pela sua ressurreição.
Jesus, após sair da água, o evangelho narra uma teofania, isto é, um fenômeno da natureza, como as nuvens se abrindo, [estava nublado] o sol apareceu; e apareceu o Espírito em forma de pomba. [Teofania: uma figura simbólica de uma pomba]. Na verdade o Espírito Santo não é uma figura de uma pomba e nem poderia ser. [Ele é sopro, vento].
“O céu abriu e apareceu uma voz dizendo: Este é o meu Filho amado em que ponho a minha afeição.” [Mt 3, 13-17].
Quando Jesus saiu da água ele foi para o deserto jejuar, fazer penitência. Jejuar no lugar de Adão, assumindo todos os pecados e ser tentado por satanás. Adão foi frágil e aceitou a tentação do demônio. Jesus, o novo Adão, resistiu toda a tentação do demônio e venceu. Jesus cumpriu toda a vontade do Pai até as últimas tentações no alto da cruz. Assim também devamos cumprir a vontade de Deus como Jesus.
Quando Jesus pediu a João pra ele lhe batizar, João recusou, mas Jesus disse para João: “É preciso cumpramos a justiça completa.” Eu agora irei fazer justiça. Aquém? Contra a morte a destruidora da humanidade. Destruirei o pecado e a morte ressuscitando. Essa é a glória de Deus. Agora há um novo mandamento: “Amai uns aos outros como eu vos amei”. Quem não amar como eu amei, não será meus discípulos e nem herdará o Reino dos céus.
Jesus fez penitência jejuando quarenta dias e quarenta noites. [Número simbólico]. Moisés, também, jejuou quarenta dias e quarenta noites. Agora Jesus é o novo Adão obediente a Deus, e o novo Moisés, pois, agora, a Torá é o Novo mandamento do amor. E o livro do levítico manda que para a expiação dos pecados de uma pessoa este teria que oferecer um cordeiro em holocausto para o perdão do pecado cometido. Jesus, agora, é o cordeiro que será imolado, isto é, morto pregado na cruz para pagar os pecados de toda humanidade. [Eis a justiça! Morreu para todos e não somente para os religiosos]. Ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. [Pecado da humanidade]. Subiu para o Calvário e depois subiu saindo da sepultura vivo e glorioso; depois subiu para os céus se ascendendo, mas enviou o Paráclito [seu mesmo Espírito] para continuar a ensinar tudo que ele tinha ensinado aos seus discípulos e apóstolos. Antes de si ascender enviou a todos para ir pelo mundo inteiro anunciar a Boa Nova, o Evangelho. [simbologia de Espírito] e a voz afirmando, em forma de catequese que Jesus é o Filho querido de Deus e que vai realizar a promessa feita no Paraíso. Ele agora é o novo Adão, embora sendo de barro, [humanado], frágil, mas o seu Espírito é forte. “Deixa por agora, pois convém cumpramos a justiça completa”. Que justiça é esta? Não é justo que uma só pessoa empurrou toda a humanidade no abismo, ficando condenado à morte eterna! Jesus, o Filho de Deus encarnado, assumiu todo pecado que a humanidade herdou de Adão. Agora ele veio nos ensinar como devemos viver cumprindo a vontade do Pai como fora Jesus a vida toda. Vou ensinar a todos como deverão viver como o Adão antes do pecado. Agora eu desci dos céus para trazer o Projeto do Pai, a fim de que cada um possa viver a vontade do Pai. Essa foi a razão do Cristo nascido do Pai antes de todos os séculos para vir nascer no seio da virgem Maria e se tornou humano como nós, menos no pecado. Ele é o Filho de Deus, o Emanuel, Deus conosco, a figura visível de Deus. Eis o porque que Jesus Cristo aceitou a Paixão, morte de cruz, para nos ensinar a ser um novo Adão como ele o fora a vida toda.
Mateus afirma que quando Jesus morreu a natureza sentiu profundamente: “Eis que o véu do Templo se rasgou em duas partes de alto a baixo, a terra tremeu, fenderam-se as rochas. Os sepulcros se abriram e os corpos de muitos justos ressuscitaram. [Relato apocalíptico e escatológico]. João também afirma que a natureza, a terra tremeu, quando os soldados foram lhe prender. O sentimento da terra foi ouvir a voz de Deus lá na Sarça ardente aos olhos de Moisés: “Sou eu”. “A quem buscais? Responderam: “A Jesus de Nazaré”. “Sou eu”. A terra tremeu e os soldados caíram por terra. A terra tremeu porque ouviu a voz de Deus: “Sou eu”. [Jo 18, 4-9]. João apresenta um Jesus corajoso e destemido com o poder divino.
Os evangelhos relatam muitos textos lacônicos que dificultam leigos entenderem e interpretarem hermeneuticamente. A Trindade é um só Deus em três pessoas. Nenhuma revela a si mesmo. Jesus, a segunda pessoa revela o Pai. O Pai revela o Filho; o Espírito Santo revela os dois. É um amor único a nos ensinar essa unidade. Jesus é a cabeça e a humanidade congregado Nele é o seu corpo. Sendo o seu corpo, nós somos devera a Igreja caminhante; há outra igreja que com Cristo goza na eternidade nos céus com Cristo. O cristão lá do alto vê tudo que passa aqui na de baixo. [Terra]. Os de baixo não sabe nada dos de cima e nem pode ver e nem julgá-los. Somente Deus dá o dom de enxergar aqui em baixo com a luz do Espírito Santo. Jesus veio nascer e se encarnou para nos dá vida eterna. Ele não criou inferno, morte e nem demônios. Nada é mecânico, pois, tudo que agimos, falamos e praticamos são eternos; tanto o é o bem como o mal. Ninguém pode deletar ou apagar o bem ou o mal que praticamos cá em baixo. Levamos conosco, no dia da escatologia individual, perante a presença de Deus. Nada é oculto; nem o bem e nem o mal. Tudo fica gravado eternamente. Como prova cabal, a ciência tecnológica nos apresenta a comunicação através de telefone celular, televisão e satélites espalhados a captar o que está oculto. Gravam e ficará eternamente. Temos de aprender ser e a fazer o bem através do amor. Peço-lhe que imprima.
hagaribeiro.