QUADRAGÉSIMA SÉTIMA AULA DE TEOLOGIA.
QUADRAGÉSIMA SÉTIMA AULA DE TEOLOGIA.
POR HONORATO RIBEIRO.
Depois que Jesus cura o cego de nascença ele faz um belo discurso e auto se afirma: “Eu sou o bom pastor” Vejamos: “Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Mas quem entra pela porta é o bom pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz à pastagem.” [Jo 10, 1, 18]. O discurso que Jesus fez é uma alegoria e não parábola. [Já explicado acima]. É um relato de uma alta teologia que João faz aos leitores. Vamos fazer uma exegese desta perícope. Primeiro Jesus é a porta; a única porta para chegar a Deus. [Ninguém vai ao Pai se não por mim]. Quem não entra por esta porta é ladrão, isto é, os que pregam por interesse de dinheiro ou por privilégio social. [crítica ao judaísmo]. São mercenários que amam o dinheiro com o nome falso de pregadores. Mas quem entra pela porta, que é Jesus, é o pastor das ovelhas, isto é, pastor da comunidade, da igreja. [Igreja povo de Deus]. “A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz”. O porteiro é o próprio Jesus. Mas quem não é bom pastor fica de fora, isto é, não pertence ao Reino de Deus. Marcos cita no seu evangelho este relato: Os de fora, isto é, os que não aceitaram Jesus como Salvador, os judeus; também os que não entendem nada sobre o que existe de mais precioso: A palavra de Deus. Há muitos que se dizem cristãos e que vão à igreja, ouvem o evangelho, a homilia e saem cegos, mudos e surdos. [semente que caiu nos pedregulhos]. Não entenderam nada e não se interessam saber. [Cristão ateu]. Estes são os de fora. Os que não pertencem ao bom pastor, Jesus Cristo. E muitos que se alvoroçam em ser pastor, são ladrões, pois, não interessam nada, nada para esclarecer para o povo qual é a verdadeira libertação, perante o mundo capitalista, com ofertas econômicas a escravizar o povo. Aí eles se calam. Fogem e deixam o povo com jugos pesados sobre os ombros por causa do sistema econômico atinge as massas indefesas. Não têm coragem de protestar contra a mídia e afirmarem que o casamento é um ato sagrado aos nubentes: homem e mulher. [O que Deus uniu não separa o homem].
Por que Jesus diz que é o bom pastor? Os pastores daquele tempo exploravam vendendo a lã das ovelhas para o fabrico de roupas. [É como o nosso algodão hoje]. Os pastores andavam sempre em contendas com outros fazendeiros, por questões de espaço e terra para alimentação das ovelhas. Os pastores religiosos não se importavam pelos que sofriam doenças, fome. Só exploravam para se enriquecerem. Jesus afirma que o bom pastor dá a vida por suas ovelhas. Os pastores, padres deverão ser bons pastores, que possam cuidar dos fiéis e defenderem da exploração do mundo capitalista; pois, naquele tempo, muitos abandonavam as suas ovelhas e fugiam. E Jesus afirma que ele é o bom pastor de outras ovelhas de outro aprisco, isto é, do povo pagão e não somente dos judeus. Jesus dá a vida por suas ovelhas e a suas ovelhas ouvem a sua voz. São os convertidos discípulos missionários da Boa Nova. [A voz da sabedoria e do chamado à causa do evangelho]. Jesus afirma que os pastores maus são mercenários, pois, viviam de exploração. Jesus, pelo contrário, dá a vida pelas suas ovelhas gratuitamente e ele conhece a voz de suas ovelhas. [A voz dos que anunciam a Boa Nova que são seus discípulos e seguidores]. Pregue o evangelho saindo das sacristias sem levar mochila, roupas, dinheiro, dois pares de sapato... Não seja mercenário, mas bom pastor. Pastores são todos aqueles que enfrentam os desafios do mundo materialista e das controvérsias dos valores do evangelho. Pastores que derrubam as leis da guerra fria que são muitas nesse país e no mundo. O mundo de hoje está precisando de bons pastores, pois a messe é grande e está sendo invadida pelos mercenários e materialistas.
hagaribeiro.