“Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?", Ester 4:14b
Acredito que, antes de nos colocar para atuar, Deus nos prepara para o plano dEle. Em muitos momentos das nossas vidas passamos pela escola do Senhor. Nessa escola aprendemos a ouvir a Sua voz e obedecê-la, aprendemos a amar a Deus sobre todas as coisas e amar nosso próximo como a nós mesmos. Aprendemos a confiar no plano dEle, mesmo que pareça impossível. Deus sempre sabe a maneira correta de nos ensinar, a maneira que surtirá efeito no nosso coração. E, nesse processo, Ele nos coloca em lugares estratégicos, onde seremos usados para manifestar a presença dEle, para sermos os Seus braços, Suas mãos, Sua boca. Foi exatamente assim com Ester. Ela teve seu tempo de preparação, onde o Senhor a ensinou ser rainha. Houve um momento na história de Ester onde o seu povo corria o risco de ser morto por um decreto maldito. Talvez ela estivesse protegida por ser rainha, mas seu primo a alertou: “Não pense que pelo fato de estar no palácio do rei, de todos os judeus só você escapará, pois, se você ficar calada nesta hora, socorro e livramento surgirão de outra parte para os judeus, mas você e a família de seu pai morrerão. Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?", Ester 4:13-14. Certamente Deus tinha como plano a salvação dos judeus e, por isso, fez de Ester uma rainha. Assim Deus continua sendo conosco. Quem sabe não foi para um momento como este que você foi levado a trabalhar nessa empresa, estudar nessa escola, participar dessa igreja, que nasceu nessa família, casou com essa pessoa, teve esses filhos… Mas saiba que se você ficar calado nesta hora, socorro e livramento surgirão de outra parte. O “ficar calado” aqui representa nossa obediência a Deus. Às vezes Deus nos pedirá silêncio, atitudes de amor, paciência. Se você está onde está é porque Deus tem um plano na sua vida. Disponha-se nas mãos dEle e obedeça-O. Seja o abraço amigo, o consolo, as mãos auxiliadoras, aquele que aplica a justiça, promove a paz. Seja aquele que prega o Evangelho da Salvação, seja luz.