VIGÉSIMA SEGUNDA AULA DE TEOLOGIA.
VIGÉSIMA SEGUNDA AULA DE TEOLOGIA.
POR HONORATO RIBEIRO.
[Vigésima segunda aula].
No evangelho de Mateus Jesus faz uma fortíssima crítica aos fariseus e letrados. Diz o texto: “Os escribas e fariseus sentaram-se na cadeira de Moisés. Cadeira de Moisés, isto é, os ensinamentos da lei mosaica. Agora não há mais cátedra de Moisés, pois foi destruída por Jesus nos trazendo a Boa Nova. Ele agora é o novo Moisés com o novo ensinamento do “amai uns aos outros como eu vos amei.” Jesus aconselha os apóstolos dizendo-lhes: Observai e fazei tudo o que eles dizem, mas não façais como eles, pois dizem e não fazem”. [Mt. 23, 1-3]. Jesus está nos instruindo para ouvir a palavra e por em prática, mesmo sendo ensinado por alguém que não viva. Há muitos que pregam a palavra de Deus e não vivem o que ensinam. Jesus chama esse tipo de pregadores de “hipócrita”. “Fazem todas as ações para serem vistos pelos homens, por isso trazem largas faixas nos seus mantos. Gostam dos primeiros lugares nos banquetes e das primeiras cadeiras nas sinagogas.” [Mt. 23, 5-6]. Essa crítica não é somente para os judeus, escribas e fariseus, e religiosos, mas também é para os representantes do clero também: “Papa, cardeais, bispos, arcebispos, padres”, usam as mesmas franjas da monarquia romana. Esse tipo de vestes clericais foi criticado pela “Reforma”. Há, também, muitos pregadores de hoje que busca status sociais [como diz o padre Zezinho: “padres cantores que cantam músicas de louvor, mas não há mensagem evangélica como catequese e ensinamentos de valores ensinados e deixados por Jesus”], a se transformarem em ídolos e gostam de serem aplaudidos pelos homens. [Ao envés de pregadores são artistas aparecendo nas TVs e capas de revistas famosas]. Jesus nunca se exibiu procurando status, pelo contrário; quando realizava um milagre ele pedia para não dizer a ninguém.
Mateus é o evangelho da justiça. Para ele só Deus é pai, Jesus é o único Senhor e Mestre; e todos os cristãos são irmãos. Nesse discurso de Jesus ele faz uma forte censura contra os escribas e fariseus: “Ai de vós escribas e fariseus, porque fechais o Reino de Deus para os homens; [Quantos escândalos hoje dos representantes de igrejas!] Sois hipócritas porque fazem longas orações nas casas das viúvas e exploram delas; vocês são cegos guias de cegos, pois, dão mais valores ao ouro e a prata do que as coisas sagradas: o altar e o templo. Jesus curou muitos cegos e até de nascença, mas esse tipo de cura de muitos cegos que se assemelham como os escribas e fariseus é difícil Jesus curá-los. São pessoas fechadas no seu egoísmo. Hoje as igrejas estão cheias desses tipos de fariseus e escribas, que exploram o povo com dízimos altíssimos e ficam ricos às custas de um povo simples e ignorantes. Atraem muitos adeptos com promessas falsas de fazerem milagres patológicos e curas psicológicas com auto-sugestões. “Percorreis mares e terras para fazer um prosélito”. [Aqui existe uma figura de exagero que se chama hipérbole]. É claro e impossível alguém andar mares e toda terra atrás de um adepto de sua religião. São muitos este tipo de gente que sai de porta em porta e cidades e cidades atrás de um adepto à sua igreja. [Prosélito é o indivíduo que abraça uma doutrina]. “Filtrais um mosquito e engolis um camelo.” Os judeus tinha o costume de colocar um pano na boca da vasilha para filtrar o vinho. Aqui entra uma figura que se chama hipérbole: Engolis um camelo, isto é, praticam coisas absurdas ofendendo a Deus, entretanto, a limpeza interior eles não têm preocupação. Há muita gente que se diz cristã e gastam enorme dinheiro em salão de beleza, mas o interior é como um sepulcro caiado e dentro a podridão de defunto. [Essa crítica também é para esses vaidosos, vaidosas]. Nesse discurso Jesus profetiza a escatologia de Jerusalém. De fato aconteceu nos anos setenta. Tudo foi arrasado e destruído. Acabou o clero, fariseus, escribas e saduceus e o Templo e os holocausto. É bom que se leia esse discurso de Jesus. [Mt 23, 1-38]. É claro que Mateus escreveu esse relato nos anos 85, e não nos anos 20 da pregação de Jesus. Jesus faz sete acusações pesadíssimas aos escribas e fariseus. Sete é o símbolo da plenitude. Jesus chamou-os de raça de víboras. [Víbora é serpente venenosa e figura do pecado]. João Batista também os chamou. “Vede, eu vos envio profetas, sábios, doutores”. “Matareis e crucificareis uns e açoitareis outros, nas vossas sinagogas”. Bem, agora iremos fazer uma exegese dessa perícope. Primeiro os judeus não tinham poderes de crucificar ninguém, pois esse poder era somente dos romanos. Açoites nas sinagogas sempre os judeus faziam aos desobedientes à lei mosaica. “Para que caia sobre vós todo o sangue de Abel, o justo, [Abel não era judeu], até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias. A quem matastes entre o templo e o altar. ”Em verdade vos digo: todos esses crimes pesam sobre essa raça.” [Mt 23, 33-36]. Quem é esse Zacarias? Zacarias filho de Baraquias não foi assassinado no altar. O outro Zacarias que escreveu um dos livros do Antigo Testamento, também não foi assassinado. Que Zacarias é esse que Mateus relata? Mateus faz teologia e etiologia; não está preocupado com quem é ou não Zacarias. O que ele relata aconteceu e pagaram um preço altíssimo. Talvez seja Zacarias filho do sacerdote Jojada, é o mais provável, que o livro das Crônicas fala que o rei Joás mandou matá-lo. [IICr 24, 20-22]. Veja como é difícil a interpretação dos relatos bíblicos. Se não fizer ou não souber fazer exegese não irá entender nada, pois, Mateus faz um midraxe um colorido tirado do livro II Crônicas e bota na boca de Jesus. O redator desta perícope pôs o nome errado, colocando Zacarias filho de Baraquias ao envés de filho de Jojada que foi morto apedrejado a mando do rei Joás. Leia os livros: [II crônicas 24, 20-22]; [Gênesis 4, 8]; [Is 8, 1-2]; [Lc 11, 51]; [Mt 23, 33-36]. “Todos esses crimes pesam sobre essa raça”. Que raça Mateus está falando? A dos judeus? Nem todos os judeus foram culpados da morte de Jesus e nem a dos cristãos. Quem condenou a Jesus a morte de cruz foram os religiosos do alto clero. A lei romana era quem dava a sentença de morte de cruz, os judeus, não. Aqui nessa perícope que diz: “Vede, eu vos envio profetas, sábios, doutores.” Mateus está falando de quem irá enviar? Explicando esse relato temos a resposta: Esse “Eu” é a “sabedoria”. Mateus está afirmando que a sabedoria é Jesus. Aqui ele faz uma verdadeira catequese aos cristãos convertidos. Certamente Mateus escreveu o que havia já acontecido a destruição de Jerusalém. Peço-lhe que imprima.
hagaribeiro.