A CEIA DO SENHOR

E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. (1Coríntios 11.24).

Certa vez, quando Jesus estava ensinando a multidão, Ele disse:

“ Eu sou o pão da vida... Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne.

Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como pode este dar-nos a comer a sua própria carne?

Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos. Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida.

Quem comer a minha carne e beber o meu sangue permanece em mim, e eu, nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá. (João 6.48-57).

Comer da carne de Jesus e beber do seu sangue é a aceitar a sua morte na cruz como o preço do resgate de nossas almas maculadas pelo pecado. Na cruz, seu corpo foi sacrificado e o seu sangue derramado, para que os pecados daqueles que crêem em Nele sejam purificados.

Simbolicamente comemos do corpo de Jesus e bebemos do seu sangue quando participamos da ceia do Senhor, onde são servidos os alimentos simbólicos: o pão, que representa a carne de Jesus; e o vinho, que representa o sangue de Jesus. A ceia do Senhor foi instituída pelo Senhor Jesus e deve ser praticada por todos àqueles que são seus seguidores.

Quando Jesus celebrou a última festa da páscoa com seus discípulos, Ele criou o cerimonial para representar a apropriação do seu corpo e do seu sangue pelos seus discípulos:

“ Chegada a hora, pôs-se Jesus à mesa, e com ele os apóstolos. E disse-lhes: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento. Pois vos digo que nunca mais a comerei, até que ela se cumpra no reino de Deus.

E, tomando um cálice, havendo dado graças, disse: Recebei e reparti entre vós; pois vos digo que, de agora em diante, não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus.

E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim.

Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.” (Lucas 22.14-20).

Apropriar-se simbolicamente do corpo e do sangue de Cristo, através da ceia do Senhor, é aceitar o seu sacrifício para o perdão dos nossos pecados. É também dizer para o mundo que estamos mortos para os deleites pecaminosos e decididos a viver uma vida pura. “Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram.” (2Coríntios 5.14).

A ceia do Senhor é um momento em que nos reunimos para lembrarmos de todo o trabalho realizado por Jesus em nosso favor e também, da comissão do Senhor a todos os seus servos: Anunciar a sua morte para a salvação dos pecadores, até que ele venha novamente para se reunir com os salvos.

Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. (1Coríntios 11.26).

A ceia do Senhor é um momento de comunhão espiritual entre os irmãos e também de reflexão pessoal sobre o como estamos conduzindo a nossa vida espiritual em relação ao nosso compromisso com Cristo.

A ceia do Senhor é um memorial repetido periodicamente pela Igreja do Senhor. No momento da ceia renovamos nosso compromisso com uma vida de santidade pessoal e de compromisso com a evangelização. Na ceia do Senhor lembramos de que temos uma aliança com Cristo e de que precisamos fazer o que Ele fez.

A ceia do Senhor é um momento responsabilidade pessoal em que cada discípulo de Jesus examina a si mesmo antes de renovar o seu compromisso com Cristo. A ceia fala do compromisso do discípulo diretamente com o seu Mestre e Senhor.

Podemos fazer algumas perguntas a nós mesmos antes de tomar a ceia: Estou vivendo de maneira coerente com o Evangelho? Estou sentindo comunhão com o Espírito Santo? Tenho anunciado o evangelho de Jesus de algum modo? Tenho mais prazer em servir ao meu Senhor ou em participar das atividades mundanas? Estou preparado para encontrar com o meu Mestre, caso Ele volte agora? “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.” (1Co 11.28).