Desde da nossa mais tenra infância, aprendemos que sempre devemos possuir, almejar, buscar conquistar, ser o primeiro lugar, o vencedor, o mais belo, o mais invejado, o mais inteligente, o mais amado...sempre ser mais, mais...!
Subir a escada, chegar o topo;
Essa é a visão que o mundo nos legou, cegou, domesticou, enganou!
Mas na contramão da vida, do mundo, o Senhor Jesus aqui pairou, nos exortou, exemplificou, ensinou!
Que é preciso descer a escada, o pódio, se humilhar, servir, ser servo...e não é por nossos esforços, nossas conquistas, nossos bens, nossos dons, nossas belas faces, que seremos vencedores, vitoriosos; e sim pelo Seu Amor por nós, que nos tocou, transformou, exaltou!
Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.
Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.
Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes. João 13:14-17
Temos um exemplo de um servo humilde do Senhor que viveu na contramão da vida, ele era humilde, não fez milagres, vivia pelos desertos, pregando a Palavra do arrependimento, da salvação, alimentando-se de mel, gafanhotos, suas vestes eram simples, sem adornos, riquezas ; e nessa simplicidade, humildade, ele foi o maior profeta entre os nascidos de mulheres; mas mesmo assim era o menor no reino de Deus...
Enquanto ele viveu... foi humilhado, muitos com certeza, zombavam dele, rejeitavam a sua aparência física, rejeitavam a sua pregação, e ainda teve sua cabeça decepada pelo capricho, desejo de uma mulher!
Para o mundo, e a sua visão, ele era considerado, o último dos últimos, um fracassado, derrotado!
João Batista não se curvava diante da visão distorcida dos homens; ele sabia da sua insignificância, pequenez, diante Daquele que tudo abarcava , e ele obedecia, se curvava, ajoelhava, glorificava, bendizia ; e proferiu uma das mais belas palavras:
É necessário que ele cresça e que eu diminua. João 3:30
E essas palavras devem ser fixadas em todos os lugares, nos umbrais de todas igrejas, nas mega catedrais...para que seus pastores olhem, meditem e se envergonhem das suas pregações, soberbas; de pregarem conforme o mundo que nos enganou, cegou!
Essa não foi a Palavra que o Senhor nos abençoou, legou...
De sermos vitoriosos, felizes, quando possuimos bens, quando conquistamos amores, quando temos conquistas acadêmicas ou financeiras!
E uma visão distorcida da verdade, que se sofremos estamos em pecados, desgradando o Senhor.. e. se não somos prósperos, não temos fé, para conquistar a tal da prosperidade!
Se temos lutas, tribulações, estamos cheios de encostos, invejas, etc!!!
Somos vitoriosos, porque pelo Seu Amor, Sacrifício, Ele já nos pôs no mais alto pódio, e em breve, tomaremos posse da coroa da vida!
Assim diz o Senhor DEUS: Tira o diadema, e remove a coroa; esta não será a mesma; exalta ao humilde, e humilha ao soberbo. Ezequiel 21:26
Mas antes temos de descer a escada da nossa soberba e arrogância para encontrá-lo; aí sim subiremos com Ele...é a Sua Mão, e não a nossa, que nos alçará e impulsionará para nosso maior vôo!!!
Acorda!
Não adormeça o sono da morte!
E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. Romanos 13:11
Atende-me, ouve-me, ó SENHOR meu Deus; ilumina os meus olhos para que eu não adormeça na morte; Salmos 13:3