BATISMO NAS ÁGUAS
“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.”
(Atos 2.38).
O Senhor Jesus Cristo ordenou que seus apóstolos saíssem a pregar o evangelho a todas as pessoas e a batizá-las.
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. (Mateus 28.19-20).
Jesus mandou batizar os discípulos, ou seja, os seguidores dos seus ensinos. É por isso que o batismo nas águas deve ser praticado por todo aquele que faz aliança com Jesus para viver uma nova vida de fé no seu nome. O próprio Jesus nos deu o exemplo quando foi batizado pelo profeta João Batista no início de seu ministério.
Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça.
Então ele o permitiu. E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. (João 3.13-17).
O batismo nas águas representa três coisas:
a) O reconhecimento e o arrependimento do pecado.
b) A morte e sepultamento do velho homem.
c) A ressurreição para uma nova vida em Cristo.
Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que está morto está justificado do pecado. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos. (Romanos 6.3-8).
Veja esta bela história de batismo:
E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te e vai para a banda do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserto.
E levantou-se e foi. E eis que um homem etíope, eunuco, mordomo mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalém para adoração, regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías.
E disse o Espírito a Felipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro. E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías e disse: Entendes tu o que lês? E ele disse: Como poderei entender se alguém em não ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com se assentasse.
E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, assim não abriu a sua boca. Na sua humilhação, foi tirado o seu julgamento; e quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra.
E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo ou de algum outro? Então Filipe, abrindo a boca e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.
E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui a água; que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: É lícito se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o Eunuco, e o batizou. E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho. (Atos 8.26-39).
Como lemos no texto acima, o batismo cristão deve ser ministrado na vida das pessoas que crêem de todo o coração que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Note também, que o eunuco da Rainha de Candace já era um homem maduro. Ele ouviu a pregação do Evangelho através de Filipe, creu e desejou em seu coração ser batizado para confirmar o seu compromisso de ser um seguidor de Jesus Cristo.
Quando Jesus mandou os apóstolos pregarem o evangelho a toda criatura, ele afirmou que o batismo deveria ser ministrado mediante a manifestação de fé no Evangelho, razão pela qual entendemos que o batismo somente deve ser ministrado a pessoas que tenham consciência bastante para entender o evangelho e tomar a decisão de seguir a Cristo.
Jesus disse que aquele que crer e for batizado será salvo. Veja que a pessoa que crê em Jesus precisa de ter a experiência do batismo consciente para completar a obra de salvação em sua vida, no entanto, se essa mesma pessoa por um motivo justo morrer sem se batizar, não é o caso de que ela morra sem salvação.
Podemos aprender com a experiência do ladrão que creu em Jesus estando pendurado na cruz e, portanto, não pode ser batizado que a essência da salvação é o sacrifício de Cristo e não, o batismo. Esta verdade entretanto, não pode ser motivo para não se batizarem aqueles podem fazê-lo.