Punição ou perdão

Quando penso em Romanos 8:1 “Portanto, agora já não há nenhuma condenação para aqueles que pertencem a Cristo Jesus”, meu coração se conforta. Fácil seria se, tão somente ao ler e repetir por vezes, em voz alta, até que meus ouvidos cansados gritassem, eu também não me condenasse! Aqui está um grande desafio.

Pensando nesse versículo, lembrei-me daquela passagem onde um devedor tem sua dívida totalmente perdoada. O credor não o vê mais como um devedor, assim como o próprio devedor, agora perdoado, não deve se ver como devedor; já que teve sua dívida perdoada.

Éramos devedores, mas Deus enviou o seu Único Filho para fazer dEle devedor em nosso lugar e pagar nossa dívida. Não éramos capazes de pagá-la, pois ela era eterna e, somente Deus, na forma humana de Jesus, foi capaz. E, por amor à nós, fez isso: nos perdoou de uma dívida eterna e impagável.

Nesse pensamento, o versículo de Romanos toma vida e salta da Bíblia para nosso coração. A partir do momento que reconhecemos Jesus como o nosso libertador, não somos mais devedores ou escravos de qualquer outra coisa ou pessoa. Somos livres! “Pois foi para liberdade que Cristo nos libertou, não devemos nos submeter a jugo de escravidão”. (Gálatas 5:1)

Dependendo do tipo de pecado que cometemos, nossa alma fica escravizada. Achamos que cometemos algo tão horrível que a punição é merecida, ao invés de recebermos o perdão. Mas Deus, por causa do Seu amor para com os homens e por causa da morte de Cristo, assumindo nosso lugar, JÁ NOS PERDOOU!

Pensar e acreditar que ainda merecemos punição é como se disséssemos a Deus: “Oh Deus, a Sua vida e Sua morte na cruz por mim não é nada diante do meu pecado. Os meus vícios, o adultério, a prostituição, essa mentira, esse roubo são bem maiores que Sua entrega.”

Aceitar o amor e perdão de Deus nos liberta. E, mesmo quando nossa alma nos acusar, devemos deixar Deus e Seu Espírito Santo falar mais alto: “AGORA NENHUMA CONDENAÇÃO HÁ!”

Cari Silva

(Corrigido por Raquel Posella)

Agosto/ 2012