VIDA NOVA

“Continuou: Certo homem tinha dois filhos; o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe. E ele lhes repartiu os haveres.” (Lucas 15 11-12).

“Um homem tinha dois filhos. Certo dia o mais moço disse a ele:

- Pai, eu quero a minha parte da herança, agora.

E o pai repartiu os bens entre os dois.

Poucos dias depois, o filho mais moço ajuntou tudo o que era seu e partiu para outro país. Ali viveu uma vida cheia de pecado e desperdiçou toda a herança que havia recebido.

Depois de gastar tudo, houve uma grande fome naquele país, e o rapaz começou a passar necessidade. Então, procurou um dos moradores daquela terra e pediu ajuda. Então ele o mandou para a sua fazenda a fim de tratar de porcos. Ali, com fome, ele tinha vontade de comer da comida dos porcos, mas não estava autorizado.

Caindo em si, pensou:

- Quantos trabalhadores do meu pai comem com fartura e eu estou aqui morrendo de fome! Vou voltar para casa de meu pai e dizer a ele: Pai, pequei contra Deus e contra o senhor e não mereço mais ser chamado seu filho. Aceite-me como um de seus trabalhadores.

Então saiu dali e voltou para a casa do pai. Antes que chegasse em casa, o pai o avistou de longe. E, com muita pena do filho, correu e o abraçou e o beijou. E o rapaz disse:

- Pai, pequei contra Deus e contra o senhor e não mereço mas ser chamado de seu filho!

Mas o pai ordenou aos empregados:

- Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Ponham nele um anel e sandálias. Também tragam e matem o bezerro gordo. Vamos começar a festejar porque este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi achado.

E começaram a festa.” (Parábola do Filho pródigo na versão do autor)

Você e eu, assim como todo o restante da humanidade, um dia nos afastamos de Deus através do pecado do primeiro homem. Herdamos o nome de pecador e a natureza inclinada ao pecado. E então, andamos pela vida a desperdiçar talentos e a viver de maneira incorreta.

Mas há um momento em que precisamos cair em nós mesmos. Nesse momento, tomamos, arrependidos, o caminho de volta. E ao retornarmos à casa paterna, encontramos um Pai amoroso que espera por nós de braços abertos e também encontramos uma festa de recepção. Observe como Deus é maravilhoso!

Nada é mais importante para um homem ou para uma mulher do que a sua reconciliação com Deus.

A Bíblia fala de um certo homem fez uma colheita imensa em sua fazenda e, então, derrubou seus galpões velhos e construiu outros novos, dizendo: descansa minha alma pois tens comida para toda vida! Nesse momento, veio alguém e lhe disse: Esta noite morrerás. Para que guardas tanta comida?

As três maiores decisões da vida são: a profissão que vamos exercer, a pessoa com quem vamos nos casar e o rumo espiritual que daremos à nossa alma.

Sem nenhuma dúvida o rumo espiritual que daremos à nossa alma é a coisa mais importante que pode acontecer em nossa vida. As outras decisões da vida dizem respeito às coisas terrenas, às coisas que perecem. Mas, da decisão a respeito do destino da alma, depende a nossa eternidade feliz ou infeliz; ao lado de Deus ou longe Dele. No céu com as miríades de anjos e santos; ou no inferno, destinado ao diabo, seus anjos e a todo aquele que não tem inscrito o seu nome no Livro da Vida.

E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. (Apocalipse 20.15).

No momento em que você aceita o plano de salvação de Deus para sua vida, o céu se alegra, seu escrito de dívida é riscado, cravado na cruz e seu nome é inscrito no Livro da Vida do Cordeiro.

Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. (Colossenses 2.14).

Então, começa uma nova vida, uma vida abundante, como foi a vida do filho pródigo depois que voltou para a casa do pai. Imagine, quanto valor o jovem pródigo dava agora a seu amoroso pai. Imagine, quanta obediência, quanta alegria em viver ali, de onde nunca deveria ter saído.

Quando o pecador se reencontra com Deus por intermédio de Jesus Cristo, a sua boca se enche de cânticos, o seu coração se enche de gratidão. Sua alma se enche de júbilo pela presença do Espírito Santo.

O desejo da alma perdoada de seus pecados é proclamar aos outros o quanto Deus é bom; é trabalhar dia e noite pelo Senhor e pelo próximo; é ser um bom filho, bom pai, bom marido, boa esposa, boa filha, bom funcionário, boa funcionária, bom estudante, boa estudante; é ser tudo de bom.