E ASSIM SERÁ 8
“As palavras comovem, o testemunho arrasta.” Pensamento sábio que expressa, sobretudo, a COERÊNCIA entre o falar e o agir. Apenas em relação ao assunto do imposto - seja lá qual for – se ele sonega ou não paga o devido, está realizando o exercício da INCOERÊNCIA.
A maior de todas as características humanas de Jesus era fazer o que dizia, e dizer o que fazia. Atos e palavras. Até quanto ao imposto que deveria ser pago pelos judeus aos dominadores romanos. Pedro leva o assunto a Ele, e ouve a resposta: “Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos?” (Mateus 17,25) Imediatamente Pedro respondeu: “Dos estranhos.” Ora, sendo assim, logicamente os filhos estariam isentos do pagamento. E aqui vem uma lição de sabedoria profunda do Mestre dos Mestres: “Mas, para não escandalizar essa gente (...), pega então a moeda e vai entregá-la a eles, por mim e por ti.” (Mateus 17,27) Que prudência! Uma prudência coerente com o seu modo de ser. Para não causar escândalo – mesmo pela isenção de que tinha direito – Jesus manda Pedro realizar o pagamento dos dois.
COERÊNCIA E PRUDÊNCIA são duas palavras testemunhais que nunca deveriam ser apagadas do dicionário da vida. Não tenha receio de exercer a HONESTIDADE. Jesus tem a sua recompensa. E ASSIM SERÁ.
ALMacêdo
13/08/2012