E ASSIM SERÁ 6
Mateus 16,13-23
Pesquisas são muito valiosas e necessárias quando se quer conhecer pessoas, produtos, preços, eleitores... Ajudam nas decisões a serem tomadas em determinado momento. Não é normal ver um cara durante um minuto e começar imediatamente um namoro. Não é qualquer produto que se leva para casa. Observa-se a marca, a data de validade, a embalagem. Finalmente o preço. E aí se pode fazer comparações na quantidade do conteúdo, e vê se é mais econômico.
Jesus fez uma dessas pesquisas no caminho de Cesaréia de Felipe. Olhando para os discípulos arrematou a pergunta taxativa: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” (Mateus 16,3b). Há três anos experienciavam a vida comunitária com Jesus. A expectativa havia sido criada. Jesus realizava uma prova final. E então eles começaram a responder o que o povo dizia. Jesus escutou, ponderou, e lançou a pergunta de um exame oral: “E vós, quem dizeis que eu sou?” (Mateus 16,15) Silêncio... Silêncio... Silêncio... Até que Pedro – iluminado pelo Espírito Santo – responde em nome de todos: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.” (Mateus 16,16) Jesus não se decepcionou. O Espírito Santo falou pela boca de Simão. Jesus o chama de bendito; muda o seu nome para Pedro; funda a Igreja sobre a rocha que ele é; entrega-lhe as chaves do Reino; e por fim o concede o poder de ligar e desligar.
Quem é Jesus pra você? Um filósofo? Um curandeiro? Um espírito de Luz? Um mágico? Um líder humano e religioso influente? Um revolucionário? Um agitador de massas? Afinal, quem é Jesus? Se para você ele é o Filho de Deus que revestido de nossa carne, a fim de passar pelo que nós passamos, viver como nós vivemos, e entregar a sua vida numa cruz para nos salvar... Sua resposta merece nota máxima. Tenha certeza DE que você é bendito ou bendita. E ASSIM SERÁ.
ALMacêdo
09/08/2012