E ASSIM SERÁ 1
MATEUS 13,47-53
Um dos esportes que nos faz exercitar profundamente a paciência e a quietude do coração é a pesca. Ao sair de casa em direção ao lugar em que se vai arremessar a linha, ou arremessar a tarrafa, ou ainda a rede, já se passa por uma transformação interior. A alegria brota espontaneamente e se revela na face de cada um.
Os adeptos desse esporte – embora gerem sempre expectativas – não se frustram, porque em cada arremesso uma nova esperança renasce.
Quem é profissional, ou seja, aquele que sobrevive da pesca sabe muito bem do que eu estou falando. Alguns deixam suas redes pela madrugada, na “linha do mar”, e retornam à tardinha com as jangadas abarrotadas de peixes de toda espécie. Ao chegar à praia, colocam os samburás na areia e escolhem os peixes bons, desprezando aqueles que não servem. E cada dia é assim, com exceção dos domingos.
Jesus nos dá uma lição profunda de sabedoria: é necessário que aprendamos a separar as coisas boas das coisas que não presta. “O Reino dos céus é semelhante ainda a uma rede que, jogada ao mar, recolhe peixes de toda espécie. Quando está repleta os pescadores puxam-na para a praia, sentam-se e separam nos cestos o que é bom e jogam fora o que não presta.” (Mateus 13,47-48)
A consciência e a vontade são as responsáveis diretas pelas escolhas que fazemos. A liberdade de escolher está em nossas mãos. Cabe-nos, portanto, acolher o que nos edifica, e jogar fora aquilo o que nos destrói tanto física, como espiritualmente. Todo tempo é tempo de recomeçar. E ASSIM SERÁ.
ALMacêdo
02/08/2012