TOME POSSE 89

As aparências enganam, ou não? Qual a sua opinião a respeito do assunto?

Certa vez em uma agência bancária entrou um senhor mal vestido, chapéu de palha, chinelas, conduzindo um saco de pano volumoso. Dirigiu-se ao segurança e pediu pra falar com o gerente. Foi impedido imediatamente, e convidado a retirar-se.

Saiu do banco sem esboçar nenhuma reação e sem mencionar nenhuma palavra sequer. Atravessou a a rua e entrou em outra agência bancária. Cumprimentou o segurança e pediu permissão para falar com o gerente. O segurança pediu para que aguardasse um pouco enquanto o gerente concluía ao atendimento de outra pessoa. Foi recebido com boas-vindas e um sorriso. O gerente abriu uma conta de cliente preferencial. Naquele saco estava uma quantia de R$ 200.000,00. Ele era fazendeiro da região.

E agora, as aparências enganam ou não? Por isso Jesus nos surpreende com essa realidade: “Não julgueis, e não sereis julgados.” (Mateus 7,1) O julgamento é o terror da vida dos seres humanos. Julgamos em todas as circunstâncias e por todos os motivos. Julgamos em qualquer momento, e somos julgadores implacáveis. Jesus nos alerta outra vez: “Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes.”

Como poderemos enxergar um cisco no olho do nosso irmão, se existe uma trave nos nossos olhos? É impossível. Não fomos criados por Deus para julgar, mas para amar e perdoar. Não fomos criados para apontar o dedo, mas para compreender. O julgamento com que julgamos humanamente refletirá sobre nós; o amor com que amarmos humanamente também se refletirá. Julgar nunca; amar sempre. TOME POSSE!

ALMacêdo

25/06/2012

Antonio Luiz Macêdo
Enviado por Antonio Luiz Macêdo em 25/06/2012
Reeditado em 25/06/2012
Código do texto: T3743087
Classificação de conteúdo: seguro