TOME POSSE 86

Você conhece alguém que faz questão de comentar tudo o que realiza, e ainda por cima, elogia-se desmesuradamente? O que representa esse tipo de comportamento? Na sua maneira de analisar e ver as coisas, são atitudes corretas, incorretas, equilibradas ou desequilibradas?

Existem pessoas assim. Tudo delas é melhor e mais bonito: a casa, o bichinho de estimação, o carro, a roupa, o calçado, o relógio, o sítio, o mobiliário, a televisão, o jardim, o corpo... Todo o supérfluo e superficial é motivo de contentamento, é motivo para mostrar e também mostrar-se.

Nessas quatro linhas anteriores não se mencionou sequer um ser humano. Pessoas que independentemente da profissão que exercem, tomam como modelo de vida aquela frase: “Quem não se mostra não aparece.” E aparecendo são contempladas com o alimento que nutre e revigora cada vez mais o seu ego; alimento sem o qual não podem viver. Você entende do que estou falando.

Pois bem, Jesus chega e inverte as coisas. Orar somente por orar, e mostrar que está orando? Dar esmola somente por dar e por desencargo de consciência? Abster-se de alguma coisa que gosta e ficar com a cara de defunto? Para Jesus, CHEGA! Isso não passa de um farisaísmo barato.

O que Jesus quer de nós? A transparência, a humildade e o amor. “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais vos será dado por acréscimo.” Não se trata de um Reino de ostentação, mas um Reino de serviço sob os olhos do Pai que é o mestre-de-obras. Basta que ele veja; basta que ele saiba; e a recompensa ele nos dará. Não sejamos fariseus hipócritas! Se assim formos, receberemos a mesma admoestação de Jesus: “Façam o que eles dizem, mas não façam o que eles fazem.” TOME POSSE!

ALMacêdo

Antonio Luiz Macêdo
Enviado por Antonio Luiz Macêdo em 20/06/2012
Código do texto: T3733930
Classificação de conteúdo: seguro