TOME POSSE 82
A palavra justiça na Bíblia apresenta um significado bem diverso daquela que é definida em qualquer dicionário. JUSTIÇA quer dizer ‘ajustado ou ajustada à vontade de Deus.’ Ajustar-se à vontade do Criador é vivenciar o projeto que um dia ele preparou para nós.
E qual a vontade de Deus pra mim e pra você? Quando rezamos a oração do Pai Nosso, recitamos “seja feita a vossa vontade...” que vontade? Percorrendo as páginas sagradas descobrimos algumas dessas vontades. “...que não se perca um só destes pequeninos (Mateus 18,14); “...que todo aquele que vê o Filho e nele crê, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia” (João 6,40); “Não vos conformeis com este mundo...” (Romanos 12,2a); “a vossa santificação; que eviteis a impureza” (1Tessalonicenses 4,3b); “Em todas as circunstâncias, dai graças...” (1Tessalonicenses 5,18a)... Porém, a maior vontade do Senhor está expressa em um versículo que pode ser considerado o alfa e o ômega de toda a Bíblia, o centro, o cerne. Ele contém toda a Palavra de Deus em plenitude: “TUDO O QUE QUEREIS QUE OS HOMENS VOS FAÇAM, FAZEI-O VÓS A ELES” (Mateus 7,12).
E aqui a admoestação severa de Jesus para nós hoje: “Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus,
vós não entrareis no Reino dos Céus.” (Mateus 5,20) Trata-se de um alerta para nós. Um alerta sério, na qual está inserida uma exortação ainda maior: “Procura reconciliar-te com teu adversário.” (Mateus 5,25a) A reconciliação deve partir de mim, e não do outro. É uma decisão que não pode permanecer na sala de espera. Se assim não for, é sinal de morte, que me leva à prisão espiritual, que é a maior de todas as prisões.
Façamos a vontade de Deus. Pelo menos nos esforcemos, já que a nossa humanidade é tão fraca e fragilizada pelo pecado. TOME POSSE!
ALMacêdo
14/06/2012