TOME POSSE 81
Quando surge algo novo em meio a estruturas antigas e deterioradas. Imediatamente o receio e o medo batem à nossa porta. E por qual motivo isso ocorre? Em virtude do hábito que adquirimos e nos acomodamos a ele. A retirada desse hábito para que aceitemos o “novo” torna-se uma luta constante e diária. Luta ferrenha e atroz.
Para entender melhor. Suponhamos que você fuma (aproveito a oportunidade para lhe desejar minhas condolências e saber onde será o seu velório e se o plano funerário está em dia). A luta é ferrenha. É uma luta em que a tendência de vitória está quase sempre com o cilindro assassino. O gigante morre rasgando dinheiro e engolindo fumaça. Que coisa! Um dia ouvi um filósofo dar a sua definição de cigarro: “O cigarro é um cilindro branco de aproximadamente dez centímetros, que apresenta em uma das extremidades uma brasa, e na outra um idiota.” Enquanto você não deixar Deus lutar e agir em parceria, mais próxima está a sua derrota. Derrota de um ser humano criado à imagem e semelhança de Deus frente a um "nada".
Foi mais ou menos o tipo de luta que Jesus enfrentou no início de seu ministério. O povo estava acostumado e acomodado a viver aquela vidazinha da Lei Mosaica. Lei do “olho por olho e dente por dente.” Quando Jesus “virou as coisas de cabeça para baixo”, aí foi um transtorno de dimensões gigantescas. Desacomodar-se de um sistema que acomodava, para acomodar-se a outro que desacomodava e desinstalava, foi uma verdadeira guerra. A Lei do egoísmo contra a Lei do Amor. Chegou ao ponto de Jesus ter que explicar-se: “Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento.” (Mateus 5,17)
O Antigo Testamento representa a preparação para a chegada do Messias; o Novo Testamento é a realidade dessa preparação. Uma única diferença entre os dois: no primeiro o povo não conheceu a misericórdia, no segundo o povo vê a misericórdia. Jesus veio dar o cumprimento perfeito pela sua compaixão e misericórdia. A Lei do Amor substituiu a Lei do ódio, da mágoa, do ressentimento e da vingança. Reino de Deus. TOME POSSE!
ALMacêdo
13/06/20122