TOME POSSE 77

Todo e qualquer mistério é traduzido como uma realidade escondida. Algo que existe, mas não se mostra. Quando nós falamos que uma pessoa é misteriosa, estamos dando a entender que ela esconde alguma coisa que não quer mostrar ou que não deve ser mostrada.

Há um mistério e há o mistério. Deixaremos o primeiro de lado para nos determos no mistério.

O maior de todos os mistérios de que se tem notícia até os dias de hoje é o mistério da Eucaristia. Jamais teremos a capacidade de entendê-lo senão através da fé e do amor.

A palavra Eucaristia quer dizer ação de graças. Foi durante a celebração da Páscoa que Jesus a instituiu. Alguns dias antes de sua paixão, morte e ressurreição - reunido com os discípulos - ele havia dito: “Eis que estou convosco todos os dias até o fim dos tempos.” (Mateus 28,20b) Mas de que maneira ele permaneceria, se em breve voltaria para o Pai? Sua promessa teria de ser cumprida. Ele é a verdade.

O amor jorra criatividade. O Espírito Santo é o amor e, portanto, a Criatividade da Família Trinitária. E naquele momento solene de celebração da passagem da escravidão para a liberdade, o amor falou mais alto do que todos os paredões de som que existem no mundo. “Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, tendo pronunciado a bênção, partiu-o e entregou-lhes, dizendo: 'Tomai, isto é o meu corpo'.” (Marcos 14,22) Isto é. Você já pensou que o Senhor Jesus “se coisifica” por amor a nós? Quando ele pronunciou isto é, aquele pão SE FEZ ELE, em seu corpo, sangue, alma e divindade. “Em seguida, tomou o cálice, deu graças, entregou-lhes e todos beberam dele. Jesus lhes disse: 'Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos.” (Marcos 14,23-24) Novamente está aí o isto é. Quem sobre a face da terra tem o poder de desdizer Jesus? Quando ELE disse isto é, é porque isto é. Isto é, não representa, não faz de conta. A Hóstia (vítima) É CARNE; o vinho É SANGUE. Em Lucas 22,19b encontra-se o complemento das palavras de Jesus: “Fazei isto em memória de mim.”

Todas as vezes que você vai à missa, o sacerdote repete estas mesmas palavras de Jesus. Pelo poder do Espírito Santo e através das mãos ungidas do ministro de Deus, ocorre a transsubstanciação. Naquele instante, Jesus se faz vivo e ressuscitado no meio de nós, e torna-se o nosso alimento mais eficaz. E é ali que ele cumpre a sua promessa: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos.” (Mateus 28,20b) TOME POSSE!

ALMacêdo

07/06/2012

Antonio Luiz Macêdo
Enviado por Antonio Luiz Macêdo em 07/06/2012
Código do texto: T3710223
Classificação de conteúdo: seguro